quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SiSu: Mais de 93% dos aprovados para a UFRN são potiguares

Vinícius Menna
repórter

Do total de candidatos aprovados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014.1, 93,91% são potiguares. Esse é um índice, segundo o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Medeiros, semelhante ao de anos anteriores. Segundo ele, não é possível fazer um comparativo entre os anos porque esta seleção foi a primeira pelo SiSU, no começo do ano letivo.
Emanuel Amaral
Período de matrículas para os selecionados na 2ª chamada termina no próximo dia 4 de fevereiro

“Ainda assim, o que a gente vê é que no vestibular o preenchimento das vagas por potiguares tem sido da mesma ordem de grandeza, tradicionalmente acima de 90%”, explicou Adelardo Medeiros. Segundo ele, o medo que algumas pessoas tinham medo que poderia haver uma “invasão” de pessoas de fora do Estado na UFRN não se concretizou. 

“Os alunos daqui conseguem aprovação em todos os cursos da universidade. As notas de aprovação dos alunos foram bastante altas, então estamos selecionando bons candidatos para a UFRN”, comentou. Entre os candidatos potiguares aprovados, a UFRN constatou que há estudantes provenientes de 99 municípios do Estado. “O que mudou mesmo esse ano foi a quantidade de candidatos aprovados do interior. Foi um número muito diversificado de municípios”, disse Adelardo Medeiros.

De acordo com a Reitoria da UFRN, analisando os candidatos que se matricularam na primeira chamada do SiSU 2014.1, na UFRN, o percentual que permaneceu na primeira opção foi de 65.2% e na segunda opção, de 34,8%. As graduações que tiveram mais de 80% dos matriculados que optaram pelo curso em primeira opção são Letras (Língua Inglesa e respectivas literaturas), com 93.3%; Medicina, com 88.9%; Matemática, com 87.5%; Geografia (bacharelado), com 85.2%; Tecnologia da Informação, com 85.2%; Geografia (licenciatura). A UFRN registrou a nota média de aprovação igual a 688.2, na ampla concorrência, e de 641.3, como média dos cotistas. 

Após a segunda chamada cuja matrícula termina no próximo dia 4 defevereiro, os estudantes ainda poderão participar da Lista de Espera. O prazo para a adesão será até o dia 7 de fevereiro. Os candidatos participam com o curso que colocaram em primeira opção para o ingresso na instituição. A convocação será a partir de 11 de fevereiro, sob responsabilidade de universidade.

Na Ufersa, a primeira chamada do SiSU preencheu 1.134 vagas das 2.500 oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O número de matrículas corresponde a 45,36% das vagas ofertadas. Entre as matrículas já realizadas nesta etapa, 62% são de candidatos do Rio Grande do Norte.

Entre os vizinhos, o Ceará teve maior número de matrículas: 30,5% das vagas preenchidas. Para a 2ª chamada estão disponíveis 1.366 vagas, sendo 692 (Mossoró), 260 (Caraúbas), 251 (Angicos) e, 163 (Pau dos Ferros).

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário