quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Lula estuda se lançar como pré-candidato à Presidência


Lula vem estudando há algum tempo a hipótese de se colocar mais claramente como pré-candidato à Presidência da República.

SABORES
O ex-presidente já discutiu o assunto com lideranças do PT e com interlocutores que o ajudam a analisar o quadro político. Há argumentos para que ele entre em campo e outros contrários à iniciativa.

RECUAR
O próprio Lula, de acordo com esses interlocutores, teria receio de virar um alvo ainda maior "da oposição e da mídia". E também de enfraquecer a autoridade da presidente Dilma Rousseff.

AVANÇAR
Os que defendem que ele se lance pré-candidato argumentam que Lula já é alvo tanto de parte da mídia quanto da oposição, justamente pela certeza que os adversários têm de que ele concorrerá à sucessão de Dilma em 2018. Ou seja, o ex-presidente tem o ônus de ser candidato –está sempre na mira–, mas não tem o bônus, que seria viajar o país "vendendo esperança", diz um petista.

PIOR IMPOSSÍVEL
Já sobre a possibilidade de uma pré-candidatura atrapalhar Dilma, interlocutores dizem que não há como enfraquecer um governo que já se mostra muito fragilizado. Ou seja, pior do que está não fica. "Ele é muito mais cuidadoso com a Dilma do que ela com ele", afirma um lulista que já participou dos debates no Instituto Lula.

PRIMEIRO PASSO
Lula já ensaiou avançar algumas casas quando deu entrevista a uma rádio de Minas Gerais, há cerca de um mês. "Se for necessário, eu vou para a disputa", afirmou.

TENDÊNCIA
O empresário Alberto Hiar, o Turco Louco, pediu desfiliação do PSDB e acaba de entrar para o conselho consultivo do PTB, a convite do presidente do partido em SP, o deputado estadual Campos Machado. Mas o dono e estilista da grife Cavalera não se filiou à legenda. Deve contribuir em temas como economia criativa, moda e politicas públicas para juventude.

TENDÊNCIA 2
"Não quero me filiar a partido. Quero poder criticar quem eu quiser", diz Hiar, que é ex-deputado estadual pelo PSDB.

Da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário