sábado, 17 de outubro de 2015

RN: Campeonato Estadual 2016 resgata final de turnos e começa em janeiro

Jocaff Souza
Federação e clubes sinalizaram para um campeonato diferente em alguns pontos
Marcos Santos/Da Redação

A forma de disputa do Campeonato Estadual de 2016 apresenta algumas novidades em relação ao último modelo. Foi o que ficou definido após a reunião entre os assessores da Federação estadual de futebol e os clubes, realizada na última quinta-feira, 15, em Natal.

Ainda haverá um novo encontro entre as partes envolvidas, mas muito provavelmente o que ficou decidido será ratificado.

O campeonato, que deverá começar no dia 24 de janeiro, será disputado em dois turnos. Os 10 clubes participantes jogarão entre si, classificando-se os dois primeiros para a decisão do turno em partida única.

Na ultima edição, a disputa era em pontos corridos e quem chegava primeiro era automaticamente o campeão.

No primeiro turno, os jogos serão no sistema de “ida”, e no segundo o da “volta”.

Ao final da disputa dos dois turnos, será conhecido o time rebaixado, exatamente aquele que somar o menor número de pontos. No ultimo campeonato, o rebaixado foi decidido logo na primeira fase.

“Teremos as dez equipes disputando a competição em toda sua extensão e não apenas por um pequeno período”, explicou o presidente da Federação, José Vanildo.

Outra mudança diz respeito à obrigação de os times relacionarem cinco atletas entre 16 e 22 anos nas partidas. Uma forma de valorizar o trabalho de base e também de economizar reduzindo a importação de jogadores.

“É uma tentativa de dar maior visibilidade para as categorias de base”, comentou Vanildo.

Também haverá jogos aos domingos pela manhã, às 9h30, exclusivamente para Natal, devido ao ajuste da grade de programação da emissora que possui os direitos de transmissão do evento, a Esporte Interativo.

No próximo ano, além do Assu, campeão da segunda divisão deste ano, participarão ABC, América, Alecrim, Baraúnas, Corínthians de Caicó, Globo FC, Palmeira de Goianinha, Potiguar e Santa Cruz.

ERRAMOS Na matéria veiculada na quinta-feira, 15, sobre o mesmo assunto, colocamos que os clubes seriam divididos em dois grupos de cinco e que haveria semifinal, o que não é verdade. Nossas desculpas.

De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário