Amanhã, Igreja celebra os mártires
Cristãos que professam a fé católica no Rio Grande do Norte participa amanhã, numa data decretada como feriado estadual, das celebrações em memória aos mártires de Cunhaú (Canguaretama) e Uruaçu. A festa para os padroeiros do RN, acontecerá no santuário de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Missas e shows musicais estão na programação para o festejo de amanhã. O ponto alto da celebração será, ao final, com o lançamento da campanha pela beatificação do padre João Maria.
O massacre ocorreu no ano de 1965, onde católicos foram mortos por holandeses. A celebração para beatificação dos mártires ocorreu no ano de 2000. Para o padre Antônio Murilo de Paiva, capelão dos mártires, a festa se mostra consolidada para a comunidade católica do Estado. Este é a 14° Festa dos Mártires a ser realizada, desde o início o Pe. Murilo esteve a frente da Capelania dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú, em São Gonçalo do Amarante.
Humberto SalesFiéis rezam aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do RN
“Não há como questionar o feriado do dia 3 de outubro. Não há como questionar a devoção aos mártires de cunhaú e uruaçu”, afirma. Para o Pe. Murilo, ainda é um desafio a integração de todas as comunidades eclesiásticas do RN na devoção aos padoreiros. “O grande objetivo nosso é a vivência da fé nos espaços eclesiásticos”, diz planejando alongar o contato às paróquias de Mossoró e Caicó.
saiba mais
O tema deste ano para a festa é “Com a benção dos mártires vivenciamos uma igreja comunidade nas comunidades”. Segundo o padre, a temática foi escolhida “dentro do espírito missionário do Brasil hoje”. “Queremos reforçar um pedido, ou melhor, conclamação do papa Francisco para a igreja sair das fronteiras das paróquias”, disse.
De acordo com ele, a Capelania dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú, em São Gonçalo do Amarante, já está celebrando os festejos em honra aos padroeiros desde o dia 21 de setembro. Amanhã, dia 3, acontece o encerramento, com várias missas e a participação especial das cantoras Fátima Santos e Elba Ramalho. A concelebração será presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
A retomada do processo de beatificação do padre João Maria de Brito Guerra, nascido em 23 de junho de 1948 e falecido aos 57 anos, em 16 de outubro de 1905, como "santo de Natal", foi uma decisão do arcebispo dom Jaime Vieira Rocha.
Estrutura
Para este ano, a organização do evento ampliou a área de estacionamento para a festa. De acordo com Padre Murilo, a área destinada para carros leves terá o dobro de capacidade do ano passado. Para os ônibus, haverá 30% a mais de espaço. No festejo do ano passado ocorreram sérios problemas, com congestionamentos de mais de 3h para quem se dirigia ao festejo em Uruaçu. Pela falta de estacionamento para os ônibus, eles acabaram ficando no acostamento, comprometendo o trânsito.
De acordo com Paulo Macedo, diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante (Demutran) a área de estacionamento está sendo acompanhado e organizado pelo órgão. Ele estima que há uma capacidade para mais de 3 mil carros de passeio, e aproximadamente 450 ônibus. “Estamos organizando os locais para estacionamento dividindo o espaço para as vagas de carros e as ruas para passagem”.
Quanto ao acesso, para chegada ao monumento o motorista poderá vir pela RN 160, no sentido BR-101, ou vindo de São Gonçalo do Amarante, e seguir pela entrada de Uruaçu. A saída será pela comunidade de Pajuçara. Uma opção a ser confirmada é o caminho entre Santo Antônio e Coqueiros. Apesar de ser estrada carroçável, Pe. Murilo acredita que está em boas condições para o trânsito. Ontem, a Prefeitura de São Gonçalo realizava nas imediações uma operação tapa-buraco.
Segundo o comandante da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, estarão dispostos no evento 85 policiais. Além do setor de trânsito, estarão militares da ronda ostensiva com motocicleta (Rocam), cavalaria, batalhão de polícia de choque e integrantes do batalhão de São Gonçalo do Amarante.
Beatificação Paulo II beatificou os Mártires de Cunhaú e Uruaçu como exemplos de fé cristã e defensores da Igreja Católic
Em maio de 2000, o papa Joãa. Naquele ano, o Governo do Estado decretou o feriado de 3 de outubro. A data é simbólica. Em 3 de outubro de 1645, 79 religiosos foram mortos em Uruaçu. Dois meses antes, no dia 16 de julho, 69 católicos foram massacrados em Cunhaú.
Padre João Maria
O processo para beatificação do “santo de Natal”, o padre João Maria de Brito Guerra, foi iniciado em 22 de fevereiro de 2002, mas se encontrava parado na Arquidiocese Metropolitana. A retomada do processo foi uma decisão do arcebispo dom Jaime Vieira Rocha. O processo começou há 12 anos, mas esteve paralisado porque o padre Francisco de Assis Pereira, já falecido, estava à época envolvido com o processo de beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Depois de aberto o processo, se passaram três anos para que o Vaticano autorizasse o início do processo, o que ocorreu em 16 de maio de 2005. A autorização é conhecida como “NIHIL OBSTAT” (nada consta, em latim). Padre João Maria nasceu em 23 de junho de 1948 e faleceu aos 57 anos, em 16 de outubro de 1905.
Fonte: TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário