Kyberli Gois
Kyberli Gois/Nominuto.com
De acordo com a Comissão Apuradora, os votos começarão a ser apurados às 18h, quando está previsto o início da liberação dos primeiros boletins.
O Tribunal Regional do Estado (TRE) reuniu a imprensa natalense na tarde desta terça-feira (30) para apresentar a logística de apuração e fiscalização das Eleições Gerais 2014, marcadas para o próximo domingo (5). Participaram da coletiva os integrantes da Comissão Apuradora das eleições Gerais 2014, composta pelos magistrados Artur Cortez Bonifácio, Francisco Eduardo Guimarães Farias e Verlano de Queiroz Medeiros; a Comissão de Poder de Polícia, composta pelo magistrado João Batista da Silva, com o apoio do promotor eleitoral Manoel Onofre de Souza, além do Procurador Regional Eleitoral Gilberto Barroso e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Marcos Maia.
De acordo com a Comissão Apuradora, os votos começarão a ser apurados às 18h, quando está previsto o início da liberação dos primeiros boletins apontando a situação atualizada do pleito. Ainda segundo o Tribunal, a medida acompanha a questão do fuso horário em outras regiões do país.
“Para Presidente da República, em Brasília, o TSE inicia a divulgação dos resultados parciais a partir das 19h, em função da divergência de fuso horário. Aqui nos estamos divulgando a partir das 18h as nossas parciais do estado”, ressaltou Eduardo Guimarães Farias. Ainda de acordo com o TRE, a previsão de divulgação do resultado é 22h.
Um possível atraso na divulgação, em virtude da biometria, não foi descartado. “A biometria é um processo que pode trazer um atraso. A gente sabe que algumas digitais podem não ser aceitas e temos consciência que pode haver um pequeno atraso nos 49 municípios”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Marcos Maia. Caso a digital não seja aceita, o eleitor ainda terá oito tentativas para, só após a constatação através de documento oficial com foto, o mesário liberar o voto.
Sobre a possibilidade de utilizar as urnas antigas, Marcos Maia destacou que o Tribunal já está preparado. “Preparamos um percentual de urnas de lona com cédulas em papel para, caso haja uma substituição de urna e não tenha sucesso, ai nós passaríamos para eleição com votação manual. Mas registramos que no ano de 2012 não tivemos nenhum caso desse tipo. Cada vez mais estamos percebendo que essa hipótese é quase nula”.
O promotor eleitoral Manoel Onofre de Souza, falou sobre as fiscalizações das propagandas eleitorais, principalmente na internet. “A internet é um espaço livre, não há como a Justiça Eleitoral fazer o pleno monitoramento, e nem há pretensão. A gente tem sempre lembrado que o eleitor fique atento com uma série de informações, muitas vezes truncadas, e muitas vezes não trás um dado verídico”.
O Procurador Regional Eleitoral Gilberto Barroso abordou a questão dos crimes eleitorais. “Atos ilícitos cíveis eleitorais são processados aqui [TRE]. Já quem cometeu e não tem prerrogativa de foro no Tribunal, ou seja, um cidadão comum ele será processado no âmbito de cada zona do estado. Entramos em acordo com a Polícia Federal e já há equipes em cerca de 10 localidades do Estado. Esses crimes que ocorrerem serão encaminhados, ou a essas bases da Polícia Federal do estado ou para as delegacias de Polícia Civil onde não tiver presente essa base, mas esses presos serão encaminhados para onde o crime foi cometido”.
Complementando a questão da segurança, a desembargadora Zeneide Bezerra, que também vice-presidente e corregedora regional eleitoral ressaltou que "vão ser instalados próximo ao TRE um Centro de Operação e Controle, parecido com o que foi usado na Copa, onde serão usados todos os recursos de vigilância e observação através de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e câmeras acopladas em um helicóptero", concluiu.
No pleito deste ano concorrem cinco candidatos à Presidência da República, cinco ao Governo do Rio Grande do Norte, cinco ao Senado, 83 deputados federais e 244 estaduais.
Fonte: no minuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário