sábado, 27 de dezembro de 2014

Água Nova-RN: Parabéns 51 anos de Emancipação Política


Gentílico: água-novense

Histórico 

Água Nova Rio Grande do Norte - RN 

Às margens do riacho do Meio a existência de um bebedouro gerou um hábito nos moradores das proximidades que ali encontraram água de boa qualidade, farta e nova.
Era o início da comunidade de Água Nova que no princípio ficou conhecida como Nossa Senhora de Fátima de Água Nova. A localidade estava numa área de fazendas e pequenas propriedades, que começava a estender-se, mas apresentava um crescimento de maneira muito lenta.
A partir de 27 de dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.041, Água Nova desmembrou-se de Riacho de Santana e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte. 

Formação Administrativa 
Distrito criado com a denominação de Água Nova, pela lei estadual nº 2877, de 04-04-1963, subordinado ao município de Riacho de Santana.
Elevado à categoria de município com a denominação de Água Nova, pela lei estadual nº 3041,de 27-12-1963, desmembrado de Riacho de Santana. Sede no atual distrito de Água Nova. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-12-1964. 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE
Símbolos do Município de Água Nova
Bandeira do Município

Brasão do Município


PROGRAMAÇÃO PARA HOJE 27 DE DEZEMBRO DE 2014 - ANIVERSÁRIO DE 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE ÁGUA NOVA.


Sábado (27)

6h – Alvorada;
6h30min – Hasteamento das Bandeiras;
7h – Desfile Cívico pelas principais ruas da cidade;
15h – Final do Campeonato de Futebol.

FESTA DANÇANTE

Este ano, a prefeitura de Água Nova não proporciou uma vasta programação, como intencionava, inclusive com festa dançante em praça pública. Essa medida deveu-se ao atendimento às recomendações dos Órgãos de Controle, como TCU, TCE e MP, que proíbem gastos com eventos festivos em período de seca nos municípios que decretaram estado de emergência no Rio Grande do Norte.

Além dessas determinações, a gestora água-novense, Rafaela Carvalho, usou o bom senso e mostrou que tem zelo pelo dinheiro público; já que, assim como em 2013, além da maior estiagem dos últimos 50 anos que continua castigando a ‘Terra de Nossa Senhora de Fátima’, as receitas, em especial o FPM, principal fonte de recursos do município, vem sofrendo sucessivas quedas.


Em breve voltaremos com toda a cobertura das festividades alusivas aos 51 anos de Emancipação Política de Água Nova, nossa terra querida e amada por todos nós água-novenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário