sábado, 20 de dezembro de 2014

Conselheiro propõe "reforma" no escudo do ABC para centenário

Escudo teria o acréscimo do mapa do estado, ano de fundação e duas estrelas - amarela e verde - na parte superior. Escolha será do Conselho Deliberativo do clube

Por Natal


Uma das ações do ABC para o comemorar o seu centenário pode ser a mudança no escudo do clube. Idealizado na cor preta com um faixa branca no centro, tendo quatro estrelas amarelas na parte superior e outra maior na parte inferior, a figura pode ser substituída por um desenho mais moderno e enxuto, conforme explica o seu propositor, o conselheiro Augusto Flávio de Araújo Azevedo. Para ele, a ideia é resgatar alguns pontos da fundação do clube e retirar as comemorações temporais do escudo, preservando apenas os títulos expressivos, como o decampeonato estadual, conquistado entre os anos de 1932 a 1941, e a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2010.

Essas duas conquistas seriam representadas por estrelas acima do escudo, sendo uma amarela - relativa à conquista do título brasileiro da Série C - e uma verde - referente ao de campeonato estadual. No lugar da grande estrela amarela - que simboliza a conquista do campeonato estadual de 1972, no ano do sesquicentenário da Independência do Brasil -, que fica na parte inferior do escudo, seria colocado o mapa do Rio Grande do Norte. Na parte superior, seriam retiradas as quatro estrelas para a entrada do ano de fundação do clube, 1915. Estas quatro estrelas do escudo atual representam o feito do ABC em 1954, quando ganhou o campeonato estadual em quatro categorias - infantil, juvenil, aspirantes e profissional.
Para que a alteração seja concretizada, a proposta precisa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube. A votação aconteceria nesta quinta-feira, mas a reunião foi adiada por conta da ausência da mesa diretora.

- Essa proposição não é de vaidade minha, mas partiu de observações de que o escudo do ABC tem dentro dele algumas conquistas temporais, ou seja, dentro dele temos quatro estrelas e mais uma externa, que não dizem respeito a sua fundação. Uma delas se refere aos títulos das quatro categorias obtidos em um ano (1954), e outra de um título estadual (1972). Se formos observar escudos de outros clubes, eles não têm comemorações temporais. Até o nosso coirmão (América-RN) tem seu escudo mais limpo. A estrela do Campeonato Brasileiro, que é o nosso principal título, não está dentro do escudo. A minha sugestão é de que o escudo seja perene, mas que tenha uma estrutura mais enxuta, moderna e que preserve a sua origem. Pretendemos manter a forma do escudo, com sua faixa e suas cores, mas inserir dentro dele as verdadeiras conquistas do clube - revela Augusto Azevedo.

Augusto Azevedo, conselheiro do ABC (Foto: Ferreira Neto)Augusto Azevedo é o propositor da mudança do escudo do ABC (Foto: Ferreira Neto)
Apesar da vontade em homenagear o time do coração, Augusto Azevedo sabe que a proposta já provoca críticas nas redes sociais. Muitos torcedores não aprovam a mudança no escudo do ABC e alguns conselheiros também se posicionaram contrários à alteração. Mesmo assim, Augusto mantém o pensamento otimista e acredita que a ideia poderá ser aprovada pelo conselho deliberativo do clube.

- Essa proposta seria para o centenário. A ideia seria incluir o mapa do Rio Grande do Norte no lugar da grande estrela amarela, enquanto que, para o lugar das quatro estrelas pequenas, seria colocado o ano da nossa fundação. As estrelas verde, referente ao nosso decampeonato estadual, e a amarela, do nosso título brasileiro, ficariam acima do escudo. Essa proposição vai ser apresentada para o conselho deliberativo, para que em debate e conversa com os nossos conselheiros, possa ser aprovada. Acredito que seria uma justa homenagem para a história do nosso clube - finaliza.

OPINIÕES DIVIDIDAS
Apesar de todos os argumentos de Augusto Azevedo para a mudança, nem todo o Conselho Deliberativo do clube vê com bons olhos a possível alteração em uma das principais representações do Mais Querido. É o caso do conselheiro Glauco Lucena, que é contra a reformulação do escudo alvinegro.

- Eu sou contra essa mudança porque isso não tem nada a ver com a história do clube. Eu gostaria que fosse resgatada a nossa história, mas não dessa maneira. Modificar algo que é centenário e que há anos é daquela forma, eu não concordo. Conversei com amigos abecedistas e a maioria também é contra por achar isso não tem nada a ver com a história do clube - comenta.

ge/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário