A governadora Rosalba Ciarlini entregou, na tarde desta quarta-feira (17), o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Professor Hélio Vasconcelos, em Extremoz, no bairro Jardim de Extremoz.
O prédio, que teve investimento de R$ 6,7 milhões, é o primeiro de dez centros que estão sendo construídos no Rio Grande do Norte. Natal (duas unidades), Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Alto do Rodrigues e Mossoró também serão beneficiadas com unidades.
Ceará-Mirim terá a unidade entregue nesta sexta-feira (19).
O Centro Estadual atenderá alunos do nível médio associado ao ensino técnico profissional, e oferecerá modalidades de cursos profissionalizantes. A estrutura contará com 12 salas de aula, auditório para 200 pessoas, seis laboratórios, ginásio com vestiários e arquibancada para 500 pessoas, biblioteca, um teatro de arena, pavilhão administrativo com sala para professores e corpo diretor, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, área de convivência, estacionamento e guarita, com padrões de acessibilidade recomendadas pelo Ministério Público e previstas em lei.
A secretária Betania Ramalho falou sobre a importância dos Centros Estaduais para a formação de novos profissionais, mas também lembrou do esforço da Governadora Rosalba Ciarlini e da secretária Kátia Pinto para repactuar os 10 centros que apresentavam irregularidades nos projetos.
“Lembro das inúmeras viagens realizadas para Brasília para destravar os projetos que poderiam sofrer intervenção caso a construção fosse iniciada. Reajustes tiveram que ser feitos, mas também nas contas do Governo para que tivéssemos condições de receber mais investimentos”, comentou a titular da Educação, lembrando que em 2011 o RN estava inserido no CAUC e impedido de receber contrapartidas federais por falhas na prestação de contas de alguns projetos.
O prefeito Klaus Rego agradeceu ao empenho da Governadora por tornar realidade o Centro Tecnológico para Extremoz, e ressaltou a importância da estrutura para a cidade. “Esse daqui é mais um sonho que estamos realizando. Sabemos o quanto é importante um centro profissionalizante com essa qualidade para os nossos alunos que sairão daqui direto para o mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada”.
O prefeito ainda falou sobre outros investimentos do Governo do RN na região, como a construção da estrada Estivas-Ceará-Mirim, que dará condições de escoar a produção de macaxeira e banana, e das obras do Pró-Transporte que fomentarão o turismo na região.
Rosalba Ciarlini destacou os benefícios futuros do Centro Estadual e as áreas beneficiadas em Extremoz de acordo com a vocação. “Esse Centro mudará a vida de milhares de pessoas que terão uma chance de seguir a vida pelo caminho da educação. Aqui, os alunos terão uma estrutura moderna que está em sintonia com o que já é explorado no município como o turismo e hotelaria, construção civil e o setor aeroportuário. Estamos todos felizes por entregar mais uma obra que será útil para a sociedade”, declarou a Governadora adiantando que solicitou que fossem inseridos no Orçamento de 2015 do Governo Federal recursos para mais 10 centros distribuídos pelas regiões Trairi e Seridó, por exemplo.
A chefe do Executivo Estadual foi acompanhada pelas secretárias da Infraestrutura, Kátia Pinto, e da Educação, Betania Ramalho, do prefeito Klaus Rego, do presidente da Câmara, Joaz Oliveira, de vereadores e lideranças políticas da cidade. O Centro Tecnológico de Extremoz recebeu o nome em homenagem a Hélio Vasconcelos, ex-secretário Estadual de Educação e ex-presidente da OAB RN. A entrega do prédio foi prestigiada pela mulher, professora Hilda de Vasconcelos.
De Fato
De Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário