terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ministério da Educação aprova primeiro doutorado da UERN


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, aprovou no início da tarde desta segunda-feira, 22, o primeiro curso de doutorado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Com conceito 4, numa escala de 1 a 5, o doutorado em Letras será oferecido no Campus Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia da UERN no município de Pau dos Ferros, no oeste do Rio Grande do Norte.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), prof. Dr. Manoel Freire Rodrigues, destaca que essa conquista é fruto de muita dedicação e trabalho criterioso da equipe: “A Capes aprovou com conceito 4 e sem nenhuma diligência. Isso é muito importante, deixa a equipe muito feliz e ao mesmo tempo com o peso da responsabilidade”, afirmou Manoel Freire.

O edital do Doutorado em Letras deve ser lançado entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2015, com oferta inicial de 12 vagas. “Temos 14 professores, sendo que dois são colaboradores. Inicialmente iremos trabalhar a orientação com um aluno por professor”, ressaltou Manoel Freire.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. João Maria, destaca que o curso de doutorado é reflexo da consolidação do Mestrado em Letras, implantado no CAMEAM/UERN, desde 2008. “O Programa de Pós-Graduação em Letras já vinha amadurecendo gradualmente essa proposta de doutorado. A qualificação dos alunos de Mestrado sempre obedecia os prazos, além disso a maioria dos docentes já tem em média 10 anos de doutorado. A proposta foi muito bem elaborada”, avaliou João Maria.

Pau dos Ferros torna-se a menor cidade do país a formar doutores

O diretor do CAMEAM, prof. Dr. Gilton Sampaio, e o reitor da UERN, Pedro Fernandes, destacam o ineditismo de Pau dos Ferros. Situada no Alto Oeste potiguar, com cerca de 30 mil habitantes, a pequena cidade se diferencia de outras, de igual porte, pelo seu potencial acadêmico. “É a menor cidade do Brasil a formar doutores. Assume uma referência nacional, temos mais de 30 doutores em nosso Campus”, destaca Gilton Sampaio.

O reitor Pedro Fernandes ressalta a dificuldade de fixar esses doutores: “Estamos extremamente orgulhosos, principalmente porque conhecemos a dificuldade de fixar doutores no interior, pois não há uma política nacional direcionada a pequenos municípios. Pau dos Ferros é uma cidade diferenciada e todos os professores envolvidos estão de parabéns. Estamos muito felizes por essa conquista e conscientes de que ela também é resultado do trabalho feito nas gestões passadas”, reconheceu Pedro Fernandes.

Gilton Sampaio já vislumbra novas conquistas: “Como professor e por ser membro dessa equipe de articulação, não há palavras para descrever essa felicidade. É importante destacar que foi uma proposta coletiva da Universidade, temos orgulho de ter o primeiro doutorado da UERN. Já enxergamos a possibilidade de ampliar os convênios nacionais e internacionais, queremos realizar parcerias com outros continentes e isso vai ser possível com o doutorado”, argumentou Gilton Sampaio.

De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário