terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Petrobras cria lista com empreiteiras "impedidas"

Chamado "bloqueio cautelar" atinge 23 empresas citadas na Lava Jato.

Portal da Band,
A Petrobras decidiu impedir que empresas envolvidas na operação Lava Jato participem de licitações e fechem novos contratos com a estatal. O chamado "bloqueio cautelar" atinge 23 empreiteiras (veja lista abaixo). 

Constam na lista das impedidas todas as empresas que têm executivos como réus na Justiça e também as citadas como parte do esquema, como a Odebrecht. Mesmo sem nenhum executivos preso pela Polícia Federal, a empresa foi incluída por ter cido citada no esquema e haver a suspeita de participação na formação de cartel. 

Segundo as investigações da Lava Jato, havia um "clube" de empreiteiras. Os executivos combinavam quais as empresas participariam das licitações e concorriam aos processos com os preços máximos permitidos. Em troca da garantia dos contratos eram feitos pagamentos de propina a diretores da estatal e a agentes políticos. Estima-se que mais de R$ 10 bilhões tenham sido movimentados.

Além de listar as empreiteiras impedidas, a diretoria da Petrobras anunciou em reunião nessa segunda-feira a criação de comissões para Análise de Aplicação de Sanção. 

Em nota, a estatal informa que “a adoção de medidas cautelares, em caráter preventivo, busca resguardar a companhia e suas parceiras de danos de difícil reparação financeira e de prejuízos à sua imagem”.

Até a manhã desta terça-feira as empreiteiras ainda não haviam sido notificadas da decisão. 

Veja a lista das 23 empreiteiras impedidas:

Alusa
Andrade Gutierrez
Camargo Corrêa
Carioca Engenharia
Construcap
Egesa
Engevix
Fidens
Galvão Engenharia
GDK
IESA
Jaraguá Equipamentos
Mendes Junior
MPE
OAS
Odebrecht
Promon
Queiroz Galvão
Setal
Skanska
TECHINT
Tomé Engenharia
UTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário