Prefeito eleito e diplomado de Natal: Carlos Eduardo
A advogada Aíla Cortez será a nova secretária de Tributação de Natal. A confirmação foi feita neste sábado (29) pelo prefeito diplomado Carlos Eduardo, que, com a indicação, completa o primeiro escalão de sua equipe. O novo presidente da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) deverá ser indicado no dia 12 de janeiro, quando acaba o mandato do atual titular, João Bastos.
Aila Maria Ramalho Cortez de Oliveira, advogada, formada em Direito em 2000 pela Universidade Potiguar (UnP), com atuação na advocacia desde 2001; exercendo desde 2005 a função de Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Tributação; Pós-graduanda nos cursos de Direito Administrativo e Gestão Pública, Direito Imobiliário e Tributário.
Confira o secretariado completo da Prefeitura de Natal:
Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)
Raniere Barbosa - Bacharel em Ciências Contábeis, com especialização em Marketing e cursando atualmente uma Pós-Graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo, tem experiências no Poder Público Municipal como secretário-executivo do prefeito Carlos Eduardo (2005), secretário de Assuntos Parlamentares (2006), secretário Municipal de Desenvolvimento Comunitário (setembro a dezembro de 2006) e secretário Municipal de Serviços Urbanos (janeiro de 2007 a abril de 2008; e de outubro a dezembro de 2008). Foi reeleito em outubro para seu segundo mandato consecutivo como vereador, ao obter 5.657 votos.
Secretaria Municipal de Turismo
Fernando Bezerril - Administrador de empresas, sua trajetória profissional é dividida entre a iniciativa privada e o serviço público. Nos últimos anos, projetou-se pelo trabalho em órgãos públicos ligados ao Turismo. Entre 1987 e 1990, foi diretor de promoções da extinta Emproturn. Atualmente, é secretário de Turismo em Extremoz e acumula o posto com as funções de representante do Polo Costa das Dunas no Conselho Estadual do Turismo (Conetur) e de presidente do Conselho do Natal Convention Bureau. Volta agora à Secretaria de Turismo de Natal, pasta que já administrou na gestão anterior de Carlos Eduardo (de 2006 a 2008).
Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi)
Rogério Mariz - Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho (com graduações pela UFRN em 1986 e 2000, respectivamente), é contratado da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) desde 1986, onde já exerceu os cargos de gerente regional no Distrito Seridó (1986 a 1989), diretor administrativo e financeiro (1990), gerente administrativo (1988) e diretor administrativo (2002-2003). Rogério Mariz também foi vereador (1982 a 1988) e prefeito (mandatos de 2005-2008 e 2009-2012) em Serra Negra do Norte.
Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico (Arsban)
Fábio Ricardo Silva Góis - Bacharel em Direito (1993) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2008), professor da Universidade Potiguar (UNP) desde 2003, também é servidor público da Prefeitura do Natal desde 1984. Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, vinha ocupando o posto de secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Extremoz. Fábio Góis também já exerceu o cargo de diretor técnico e administrativo do IDEMA (2003-2009), dentre outros cargos e funções públicas exercidas.
Secretaria do Gabinete do Prefeito
Sávio Ximenes Hackradt - Formado em Comunicação Social pela UFRN e Pós-Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professor convidado na Pós-Graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral. Ex-repórter na TVU de Natal, Rede Globo Nordeste, Rede Record de São Paulo, Diário de Natal, jornal A República. Ex-assessor de comunicação social do Ministério da Administração. Coordenou mais de 30 campanhas eleitorais no Brasil. Após 25 anos morando em Brasília e São Paulo retornou a Natal. Foi candidato a senador em 2010 pelo PC do B e a vereador em 2012 pelo PDT. É vice-presidente do PDT no Rio Grande do Norte.
Secretaria Municipal de Planejamento
Maria Virginia Ferreira Lopes - Formada em Economia pela UFRN (1981); especialização em Planejamento e Orçamento (1985), Projetos Econômicos e Sociais (1987). Trabalha no Dieese onde ocupou a função de supervisora técnica do escritório (1989-2005). Foi presidente do Conselho Regional de Economia e do Sindicato dos Economistas do RN. Secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal (2005-2008) e Coordenadora do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Norte (2009-2012).
Secretaria Municipal de Administração
José Dionísio Gomes da Silva - Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Universitária, Mestre em Administração, Doutor em Controladoria, professor da UFRN desde 1992, Professor Visitante da Universidade de Brasília-UNB desde 2000, Vice-Diretor do CCSA da UFRN ( mandato 2011-2015). Professor Honoris-causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Secretário-Executivo do MARCCO - Movimento Articulado de Combate à Corrupção. Autor e co-autor de cinco livros publicados na área de gestão e contabilidade, autor de diversos artigos científicos publicados no Brasil e exterior. Professor do curso de doutorado e mestrado na UNB/UFRN/UFPB. Foi gerente do BANORTE ( 1977/1985) e ex-chefe de departamento do BANDERN(1985/1992).
Secretaria Municipal de Educação
Justina Iva de Araújo Silva - Graduada em Serviço Social pela UFRN (1971), especialista em gestão pública (2002) e mestra em educação pela mesma instituição, onde exerceu o magistério no curso de Serviço Social de 1974 até 1994. Foi presidente da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente – FUNDAC (1995/1998); Diretora do DETRAN/RN, (1999/2001); Secretária Municipal de Educação de Natal (2001 a 2008). Foi Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN (2001-2006) e da UNDIME Nacional (2007/2009). Participou de vários colegiados nacionais, destacando-se: Conselho Nacional do FUNDEF, Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Conselho Consultivo do INEP/MEC e Conselho Nacional do FUNDEB. Desde 2009 trabalha com consultoria em gestão e projetos pedagógicos para Estados e Prefeituras.
Secretaria Municipal de Saúde
Cipriano Maia de Vasconcelos - Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão Em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, gestão em saúde, sistema único de saúde, gestão municipal de saúde e hospitais universitários. Exerceu o cargo de direção - Pró-Reitor de Extensão - na UFRN, no período de junho de 2007 a abril de 2012.
Secretaria Municipal de Comunicação
Heverton Santos Freitas - Formado em Comunicação Social – habilitação Jornalismo - pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo (1986). Trabalhou como repórter e colunista do Caderno Agrofolha, do jornal Folha de S. Paulo, revista DBO Rural. Foi também repórter e/ou editor do Diário de Natal, Tribuna do Norte, Novo Jornal, revista RN Econômico, entre outras publicações. Foi secretário de Comunicação de Natal (2001 a 2008). Atuação nas assessorias de imprensa da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e da Secretaria de Transportes e Obras do Estado do Rio Grande do Norte e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo
Marcelo Toscano - Engenheiro civil graduado pela Universidade Potiguar (UNP), tem pós-graduação em Gás e Petróleo pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) e cursa atualmente o MBA em Gestão Empresarial Ambiental. Foi Assessor Especial de Empreendimentos da presidência na Companhia de Águas e Esgotos do RN/CAERN (entre abril de 2009 e abril de 2010). Diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN/IDEMA (de janeiro a novembro de 2011) e vinha exercendo a função de coordenador-geral da Vice-Governadoria (a partir de maio de 2012).
Secretaria Municipal de Cultura
Dácio Galvão - Mestre em Letras pela UFRN na área de concentração em Literatura Comparada, Doutor em Estudos da Linguagem na linha de pesquisa "Literatura e Memória Cultural" também pela UFRN, presidente do Conselho Curador da Fundação Cultural Helio Galvão e autor dos livros de poemas "Blues Repartido" e "Palavras, Palavras, Palavras", assim como do livro sonoro (CD) "Poemúsicas". Dirigiu os Centros: "de Documentação Cultural"; "de Promoção Cultural" e "de Pesquisas e Estudos Juvenal Lamartine" da Fundação José Augusto. Exerceu ainda a presidência da Fundação Capitania das Artes (2004-2008).
Secretaria Municipal de Assistência Social
Ilzamar Silva Pereira - Graduada em Serviço Social e Pedagogia pela UFRN, possui mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde também atua como pesquisadora do Grupo de Políticas Sociais e Desenvolvimento Regional. Foi secretária-adjunta de Assistência Social do Município de Natal (2005-2008), e gerente da Política Estadual de Assistência Social da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS (2009).
Secretaria de Mobilidade Urbana
Elequicina dos Santos - Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho formada pela UFRN, possui especialização em Planejamento e Gerência de Transportes. Foi titular da então Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (2003-2008). Presidiu o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Engenharia (CREA/RN) de 2000 a 2005. Também exerceu a presidência do Sindicato dos Engenheiros do Estado (SENGE/RN). Funcionária efetiva do município, atualmente integra o corpo técnico da Semob e é diretora-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua/RN), com mandato até 2014.
Procuradoria do Município
Carlos Santa Rosa d’Albuquerque Castim - Procurador concursado do Município de Natal, pós graduado em administração municipal pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, Rio de Janeiro. Já foi Procurador Chefe da Procuradoria Fiscal da PGMN no período de 1993 a 1997; Procurador Geral do Município de Natal no período de 2001 a 2002; Foi Sub Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte no período de 2003 a 2006; Foi Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte no período de fevereiro de 2007 a julho de 2008.
Controladoria do Município
Fábio Sarinho - Formado em Engenharia Elétrica e em Direito pela UFRN, em 1992 e 1999, respectivamente. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela UNP. Possui 20 anos de experiência na área de gestão pública, com passagem pelas Secretarias de Estado da Administração, do Planejamento e Finanças e dos Recursos Hídricos, além do DETRAN/RN e do TCE/RN. No TCE/RN, foi Coordenador Técnico-Jurídico do Ministério Público junto ao TCE/RN, na gestão do então Procurador-Geral Carlos Thompson, atuando, após, como Assessor do mesmo como Procurador e como Conselheiro. Instrutor de Licitações e Contratos, inclusive da Escola de Contas do TCE/RN. Advogado atuante na área desde 2000.
Secretaria de Esporte e Lazer
Luiz Eduardo Machado Pereira - Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – Com habilitação em marketing. Universidade Potiguar – UNP; MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Curso EMPRETEC – Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa. Especialização em Marketing - Toronto – Canadá. Empresário. Chefe de Gabinete do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
Secretaria de Habitação e Saneamento
Homero Grec Cruz Sá - Engenheiro elétrico (UFRN/1982) e Direito (UnP/2005). Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal há 30 anos, tendo ocupado os cargos de Gerente Geral, Auditor, Gerente Regional de Habitação e Saneamento para o RN e Superintendente eventual. Foi secretário de Finanças (1997-2000), Assessor Especial da Previdência Própria (2004-2006), Secretário da Casa Civil (2007-2008), Secretário de Habitação e Regularização Fundiária (2009-2010) do Município de Parnamirim. Foi vereador em Parnamirim e Assessor Especial da Presidência da Caern.
Secretaria de Tributação
Aila Maria Ramalho Cortez de Oliveira - Advogada, formada em Direito em 2000 pela Universidade Potiguar (UnP), com atuação na advocacia desde 2001; exercendo desde 2005 a função de Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Tributação; Pós-graduanda nos cursos de Direito Administrativo e Gestão Pública, Direito Imobiliário e Tributário.
Jornal de Fato
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