sábado, 15 de dezembro de 2012

Trazer a Transnordestina para o RN será uma das metas de Rogério Marinho

Cleber Femina / Da Redação Natal
Fotos: Frankie Marcone
Rogério Marinho disse que prioridade é tornar o Rio Grande do Norte competitivo 

O ex-deputado federal Rogério Marinho tomou posse, na tarde desta sexta-feira (14), no auditório da Governadoria, como novo titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), cargo ocupado interinamente até o momento pelo secretário adjunto, Silvio Torquato, após a saída de Benito Gama, em setembro. Em seu discurso de posse Rogério disse que a prioridade da sua gestão frente à Sedec será buscar meios para tornar o Rio Grande do Norte mais competitivo em comparação aos demais estados nordestinos.

Com o auditório repleto de empresários e políticos, o novo secretário falou que a principal forma de se alcançar este objetivo é buscando parcerias com os diversos segmentos da sociedade. “Precisamos escutar todas as regiões do nosso Estado objetivando o crescimento. Precisamos encontrar meios para desburocratizar o sistema e ajudar o empreendedor para o RN não perder a competitividade”, declarou.

Rogério destacou em diversos momentos que o desenvolvimento econômico deve ser alinhado com a sustentabilidade do meio ambiente. Neste sentido, o secretário disse que o turismo e a agricultura têm papeis importantes na economia do Rio Grande do Norte e que devem ser olhadas de forma diferenciada.

Para o comércio e a indústria potiguar, o secretário disse que irá trabalhar para acabar com o isolamento logístico em que o Estado se encontra, com problemas nos portos e sem uma linha férrea que o atenda. “O Porto de Natal deve ser ampliado e melhorado para que ele possa atender as necessidades do Estado, para que não tenhamos que recorrer aos portes de Suape (PE) ou de Fortaleza (CE). Também devemos buscar trazer a ferrovia Transnordestina para o Rio Grande do Norte, pois não faz sentido a ferrovia sair de Pernambuco e ir direto para o Ceará e ficarmos isolados”, afirmou.

Para o empresário Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), o desafio de Rogério Marinho será planejar e fazer com que o Rio Grande do Norte atraia indústrias de fora e reforce as que estão no estado para que elas não saiam em busca de maiores incentivos fiscais. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) garante uma isenção de até 75% dos impostos, enquanto em outros estados esse percentual chega a 99%. Então, é preciso deixar o estado mais atrativo para os empresários”, declarou Amaro.

Marcelo Queiroz, presidente da Federação Comercial do Estado (Fecomércio) lembrou a trajetória política de Rogério e disse estar otimista com a gestão dele frente à SEDEC. “Tenho certeza que ele irá ouvir toda a cadeia produtiva do Estado e fazer uma boa gestão”, disse. A mesma opinião foi expressa pela Governadora Rosalba Ciarlini em seu discurso. Para a chefe do executivo estadual, “Rogério irá fazer o melhor, criando oportunidades econômicas para o Estado para os cidadãos potiguares possam ter acesso a uma cidadania plena”, comentou.

Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário