sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Procissão encerra festa de Santa Luzia

Mossoró

A tradicional Procissão de Santa Luzia, que encerra os festejos em celebração à padroeira de Mossoró, acontece hoje, às 17h. A grande novidade desta edição é o roteiro que será adotado em homenagem aos 800 anos de fundação da Ordem de Santa Clara. A procissão terá como ponto de partida o Mosteiro das Clarissas, no bairro Dom Jaime Câmara.

"Para facilitar o trajeto dos devotos até o local e também a volta para casa, foi firmado um acordo com as empresas que operam o transporte coletivo de Mossoró. Durante todo o dia, todos os ônibus da cidade irão cobrar preços populares, no valor de R$ 1,50, por passagem, para transportar os fiéis", destaca Rosana Nogueira, da comissão de infraestrutura do evento.
A orientação do vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto, é que os motoristas estacionem os seus carros no centro de Mossoró e sigam de ônibus ou táxi até o ponto de partida da procissão. Segundo o acordado com a Diocese, a partir das 14h, os ônibus ficarão estacionados no centro para transportar os fiéis até o Mosteiro de Santa Clara.

Rosana Nogueira ainda repassa outras orientações aos devotos. "Nós reforçamos que as pessoas evitem levar grandes quantias de dinheiro e objetos de valor porque podem acabar perdendo em meio à aglomeração de pessoas. Da mesma forma quem levar crianças, tenha cuidado para que elas não se percam. Também orientamos que as informações sejam solicitadas a pessoas que estão trabalhando no evento. Todos estarão caracterizados", afirma a responsável pela infraestrutura do evento.

A organizadora também comenta que caso alguém perca algum objeto ou documento, pode procurar a Barraca de Achados e Perdidos da festa. "Nós vamos estar no mosteiro, na Igreja do Alto de São Manoel e nas proximidades da Catedral. Então basta se dirigir a um desses locais para tentar recuperar o que for perdido", destaca Rosana Nogueira.

Do Mosteiro de Santa Clara, a procissão seguirá pela avenida Erondina Cavalcante, Presidente Dutra e encerrará a caminhada na Catedral de Santa Luzia. No total, o percurso tem 4,6km, o que significa 500 metros a mais que o percurso original. O roteiro será feito ao som de um minitrio. "A procissão sempre é marcada pelas orações e as músicas entoadas pelos fiéis", afirma Rosana Nogueira.

O roteiro tradicional da procissão foi percorrido pela carreata de Santa Luzia, no dia 3 de dezembro, por ocasião da abertura da festa sociorreligiosa. 

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário