sábado, 22 de dezembro de 2012

Governo apresenta Agenda Positiva 2013

A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, encerraram oficialmente o ano letivo 2012 da rede estadual e apresentaram uma agenda positiva para o ano de 2013 a ser cumprida na rede estadual de ensino. O evento ocorreu na quinta-feira, 20, no Centro de Convenções de Natal, reunindo aproximadamente 900 gestores, professores e alunos de todas as regiões do Estado, além de profissionais da imprensa.

Na ocasião, a governadora anunciou medidas importantes que serão tomadas em 2013, como a liberação progressiva das promoções verticais e horizontais para os professores, a partir do mês de março; a alteração da Lei do Porte das Escolas, enviada para apreciação na Assembleia Legislativa, beneficiando centenas de gestores em todo o Estado; e o cumprimento do piso salarial nacional, que está em definição pelo Governo Federal e deve ser anunciado no início de 2013.

A secretária Betânia Ramalho destacou a importância da mudança na Lei do Porte das Escolas, que é um reordenamento das escolas segundo o número de alunos. "Isso eleva a autoestima dos diretores, que terão as suas gratificações reajustadas positiva e expressivamente, na maioria dos casos. Em algumas situações, dependendo do porte da escola, o gestor terá um aumento de 100% na gratificação", disse.

Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores da Educação, a secretária anunciou que a comissão que trata do assunto está sendo retomada e reorganizada. "Até porque muitos dos integrantes já não tinham interesse em continuar. Esse plano será readequado ao Plano Nacional da categoria e à Lei do Piso", ressaltou Betânia Ramalho.

Outro anúncio importante feito pela governadora Rosalba Ciarlini foi a criação do Complexo Kennedy, que vai reunir em torno do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), as etapas de ensino dos Anos Iniciais do Fundamental, com as Escolas Presidente Kennedy e Joaquim Torres, dos Anos Finais do Fundamental, com a Escola Estadual Manoel Villaça, e o Ensino Médio, com a Edgar Barbosa.

"A expectativa é que possamos criar um complexo de excelência, que sirva de modelo para todas as escolas da rede, onde o aluno comece estudando na Escola Kennedy ou no Joaquim Torres, que possuem excelente Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) passe para o Manoel Villaça e conclua no Edgar Barbosa", disse Rosalba.

No balanço da gestão, a professora Betânia Ramalho citou avanços como o reajuste acumulado de 63,77%, que deu início a uma política de valorização do magistério, com liberação de duas mil aposentadorias, pagamento de atrasados a professores temporários, liberação de quinquênios retidos desde 2006 e a implantação do Sistema de Gestão da Educação.

"Destaco, ainda, a compra de 266 novos ônibus para o transporte escolar, a entrega de 49 escolas reformadas, outras 22 que estão em reforma, e as 120 que passaram por manutenção. Ressalto a tranquilidade com que os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte têm sido realizados, as conquistas nacionais de alunos, professores e gestores, o sucesso da implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc, e a convocação de mais de três mil professores. A Educação Estadual está vivendo um grande momento e, se Deus quiser, 2013 será um grande ano", disse a Secretária de Educação.

Assim como a governadora, a secretária Betânia Ramalho destacou e agradeceu o trabalho de todos os técnicos da Secretaria e gestores das Diretorias Regionais de Educação (DIREDS), "sem os quais não teríamos conseguido resultados tão expressivos, em apenas dois anos. Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano-novo de muitas alegrias para todos os servidores".

No evento desta quinta-feira, foram premiados ainda professores, alunos, gestores e escolas que conquistaram destaque nacional e internacional no ano de 2012. Eles receberam a Comenda do Mérito da Educação. Já os profissionais da imprensa e os veículos de comunicação também foram agraciados com a Comenda Amigos da Educação, pela prestação de serviços a favor das famílias norte-rio-grandenses, com o acompanhamento diário das ações da Educação Estadual.

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário