domingo, 30 de dezembro de 2012

Governadora entrega bases do SAMU em Lajes e Pau dos Ferros

Governadora Rosalba Ciarlini na entrega do SAMU Pau dos Ferros

Carla Albuquerque / Da Redação

A governadora Rosalba Ciarline realizou ontem (28) e hoje (29) a entrega de mais duas bases descentralizadas do SAMU nas cidades de Lajes-RN, região central do estado, e Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Cumprindo o compromisso de regionalizar o serviço de atendimento móvel de urgência, oferecendo o serviço em cada uma das regiões do Rio Grande do Norte.

A base do SAMU em Lajes contará com sala de repouso, sala de leitura, mini- copa, banheiros, garagem, local, para lavagem da ambulância de suporte básico e uma equipe composta por seis enfermeiros e seis condutores, que revezarão em sistemas de escalas, garantindo a cobertura em tempo integral.

“Não faltará desta governadora vontade nem disposição para continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos potiguares. Com um atendimento de urgência e emergência sendo realizado de maneira eficaz nas próprias cidades do interior, o transporte de pacientes para hospitais regionais deverá gradativamente ser restrito apenas para os casos graves ou de alta complexidade”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini.

O Coordenador do SAMU Metropolitano, Luiz Roberto informa que a regionalização do serviço está sendo possível graças a uma parceria tripartite entre o Ministério da Saúde, governo do RN e prefeituras, cada um com sua responsabilidade.

“As prefeituras são responsáveis pela cessão do prédio onde é instalada a base e a mão de obra, que é composta de servidores das secretarias de saúde municipais. O Governo Federal é incumbido da cessão das ambulâncias, e para o governo do estado, fica a responsabilidade de arcar com medicação, insumos, equipamentos, fardamentos, comunicação via rádios, abastecimentos dos veículos, o contrato com os médicos e treinamento da equipe” afirmou Luiz Roberto.

Todos os profissionais que irão atuar nas novas bases regionais passaram por treinamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, foram 15 dias de curso com uma carga horária de 120 horas/aula.

A regionalização do SAMU tem o objetivo de oferecer respostas mais rápidas aos chamados de urgência no interior do estado e nas rodovias.

Na tarde da última quinta-feira (27), foi entregue a base de Apodi, e a de Pau Dos Ferros esta sendo entregue na manhã desse sábado (29). Esta unidade de Pau dso Ferros terá alcance de 36 cidades contará com suas ambulâncias e equipes para fazer as duas ficar de prontidão 24 horas por dia.

Um destas ambulâncias destinadas para socorrer as vítimas da região do Alto Oeste é um suporte avançado, ou seja, UTI Móvel. Com o início das atividades nestas cidade, o coordenador do SAMU destacou que 72% do estado já conta com o serviço do Samu.

Para o início do próximo ano, está previsto entregar as bases desentralizadas nas cidades de Areia Branca, Baraúna e Caraúbas.

Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário