Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – neste ano podem concorrer a uma das 1.190 vagas oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – no primeiro semestre letivo de 2013. As inscrições no Sistema de Seleção Unificado – SiSU, começam no dia 7 de janeiro e prosseguem até o dia 11 de janeiro e serão feitas, exclusivamente, via internet no site: www.sisu.mec.gov.br
Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido estão sendo disponibilizadas um total de 1.190 vagas, sendo 690 para a UFERSA Mossoró, 200 para UFERSA Angicos, 150 para UFERSA Caraúbas e 150 vagas para a UFERSA Pau dos Ferros. O processo de seleção é feito pelo próprio Ministério da Educação e Cultura, levando em consideração as notas obtidas pelos candidatos no Enem realizado em 2012. A UFERSA é uma das universidades pioneiras na adesão ao SiSU como forma integral de acesso aos cursos de graduação.
COTAS – Durante a inscrição no SiSU, os candidatos também deverão especificar a modalidade de concorrência, podendo concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas". A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, aderiu às ações afirmativas do Governo Federal estabelecendo cotas em todos seus cursos para alunos oriundos de escola pública, assim como as cotas raciais e sociais.
Segundo o reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos, a Lei das cotas demanda que as Instituições Federais de Ensino Superior ofertem 12,5% das vagas a partir de 2013, no entanto, ele ressalta que a UFERSA irá oferecer 25% das vagas, aprovadas em resolução no Conselho Universitário (CONSUNI), já neste próximo ano. “Em 2013, 25% das vagas de graduação da UFERSA serão reservadas ao sistema de cotas”, frisou.
Acesse AQUI o Edital do Processo Seletivo na UFERSA com a lista de cursos e outras informações sobre o sistema de cotas.
Para maiores informações acesse a página da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) ou entre em contato pelo e-mail: prograd@ufersa.edu.br ou telefone (84) 3317-8234.
Jornal De Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário