quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Caicó e Macau encerram carnaval hoje

O carnaval de Caicó chega ao fim com muita folia. Ao som da orquestra de frevo do Ala Ursa do Poço de Sant'Ana, o bloco Camburão da Alegria, formado por policiais militares, civis, agentes penitenciários e bombeiros, sai às ruas nesta quarta-feira de cinzas encerrando o carnaval considerado por todos, o mais tranquilo. O bloco, tradicionalmente sai na quarta-feira antes de começar o carnaval, e na quarta-feira, depois do carnaval.

Ilmo Gomes
O bloco do Magão saiu na noite de ontem e foi um dos que animou o carnaval caicoense

Os agentes de segurança que trabalham durante o evento escolherem esses dias para se divertir. Este ano, como o carro que conduz a orquestra do Ala Ursa não estava adequado com os documentos exigidos pelos Bombeiros, o primeiro dia ficou prejudicado, só podendo sair hoje. Ontem, os blocos Treme-Treme e o Ala Ursa, foram às ruas e arrastaram novamente milhares de foliões pelo circuito do carnaval. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 80 mil pessoas foram confirmadas no trajeto, todas as noites.

O Ala Ursa fez várias homenagens, entre elas, se destacou a que foi feita a Elino Julião, cantor e compositor de músicas de forró, seridoense de Timbaúba dos Batistas. No repertório da Orquestra de frevo do Ala Ursa, foi inserida a música "Siri Meu Siridó", que fala da região, que Elino tanto amava.

O Treme-Treme contou ontem com a animação do cantor MAX e sua banda, no trio elétrico, enquanto na Ilha, quando o trio chegou, já quase por volta das 23 horas, o cantor Canelinha deu seguimento à folia.

A tranquilidade do carnaval de Caicó atraiu este ano, mesmo com o novo formato, centenas de pessoas de outros estados que ficaram hospedados em pousadas e hotéis.

Canindé Soares
Mais de 80 mil pessoas acompanharam os blocos nas ruas de Caicó neste carnaval, segundo CB

Nesse caso, de acordo com os donos de alguns estabelecimentos do gênero, os leitos foram ocupados em 100%. Alguns até confirmam que já estão com ocupação garantida para o mês de julho, quando ocorre uma das grandes festividades religiosas do interior do Estado, que é a festa de Sant'Ana.

Segurança

O comandante do 6º BPM de Caicó, o Major Walmery Costa, avaliou como positivo o trabalho da Polícia Militar no carnaval. Segundo ele um evento desse porte como é o carnaval de Caicó, com um baixo índice de ocorrências graves credencia a cidade a sempre realizar as festividades momescas. "Nós não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, as fizemos o possível para evitar os delitos. 

Neste período nós tivemos uma demanda absurda de atendimento de ocorrência de som alto. O carnaval de Caicó, neste ano foi um dos mais tranquilos", disse. Por dia, o Major Walmery Costa, colocou cerca de 200 homens atuando em diversos setores da cidade para garantir a segurança dos foliões e da população em geral. Ao longo do percurso dos blocos foram instaladas torres de observação e lá ficam guarnições observando a passagem das pessoas. 

"Lá de cima era mais fácil identificar qualquer briga ou ação delituosa. Quando o policial identificava as ocorrências, e foram muito poucas, ele então acionava outras guarnições que imediatamente conseguiam chegar e resolver", disse o Major Costa.

Cerca de 400 mil foliões lotaram as ruas de Macau

O carnaval teve um ritmo frenético em Macau. No arrastão dos trios elétricos, animados pelas bandas Grafith e Kabaço Molhado Elétrico e pelo cantor Roberto e Banda Meus Amores, 27 blocos, além do bloco Radiola de Ficha, saíram às ruas da cidade, vindos de todos os lugares possíveis, de becos, vielas, ruas, até formar um corredor de foliões de quase seis quilômetros de extensão. Nos quatro dias de folia, segundo a Prefeitura de Macau, quase 400 mil foliões passaram pela cidade.

Ilmo Gomes
Em Macau, mais de 400 mil foliões acompanharam o mela-mela e shows nos quatro dias de folia

Até os barcos ancorados na orla, serviam de espaço para as pessoas dançaram se equilibrando em canoas e outras pequenas embarcações. Por ser uma região litorânea e pelo tradicional mela-mela, o traje mais visto foi a bermuda ou short e camiseta, acompanhado de tênis ou sandália. Mas, não faltaram fantasias. Alguns esbanjaram criatividade, abusando de adereços como perucas coloridas, óculos e máscaras estilizadas.

Nos quatro dias de carnaval, a rotina se repetiu. Logo depois do arrastão dos trios elétricos, com destaque para Banda Grafith, que puxou o tradicional mela-mela, os foliões já tinham outro compromisso: os shows no Largo Cultural de Eventos Eliseu Ventania, onde se apresentaram vários grupos, entre eles, "Paredão do Brasil"; "Esse é o Bonde" e "Solteirões Elétrico".

Ao mesmo tempo, na praça da Conceição, a Orquestra Harmonia do Frevo, dentro da programação intitulada "Frevo no Pé, os foliões dançavam no ritmo e no embalo de tradicionais marchinhas e frevos carnavalescos, numa forma de resgatar antigos e saudosos carnavais. Era só os músicos cantarem, "sai do chão", que as pessoas pulavam e dançavam freneticamente durante o percurso. Na praia de Camapum, , a Prefeitura montou uma estrutura para receber os mais de 20 mil foliões.

Para este carnaval, foram instalados na praia 20 banheiros, além de um grande palco onde ocorrem as apresentações culturais. O prefeito Kerginaldo Pinto acompanhou os eventos do carnaval de perto e comemorou o fato de o carnaval ter sido "de paz e alegria para todos". Hoje, a folia continua, com o "Carnaval da ressaca", na praia de Diogo Lopes. Está prevista a saída do bloco Burro Elétrico/Doce Pecado, a partir das 15h; e às 17h do bloco Burro Elétrico/Swing de Galpão. Às 20h, começa a apuração das notas do desfile das Escolas de Samba, na Praça da Conceição. Está prevista a apresentação da banda Pagode sem Compromisso.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário