FOTO: José de Paiva Rebouças
Nathalia Rebouças/ DA REDAÇÃO
Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró tomaram posse nesta tarde (20) em solenidade ocorrida no auditório da Estação das Artes. O evento contou com a participação da governadora do estado Rosalba Ciarlini e do secretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) também esteve presente na cerimônia.
O município contou com a representação da prefeita Cláudia Regina e do secretário de gestão ambiental Mairton França. O secretário destacou que o comitê trata mais do que questões ambientais. “ O órgão trata também das questões econômicas, da utilização do rio para o sustento de dezenas de pessoas. Nós vamos estabelecer critérios para a questão ambiental”, complementa.
O comitê é um órgão colegiado com funções deliberativas. Ele é acionado quando há o descumprimento da legislação ambiental com o mau uso dos recursos naturais. Segundo a SEMARH, a preocupação é a devastação dos mangues ou mata ciliar, contaminação das águas por efluentes domésticos, industriais e pluviais, entre outros.
O diretor da ANA, Paulo Varela, diz que a instalação do comitê representa um modo novo de se gerenciar a água na nossa região. “Preservar é o mais importante”, finaliza.
Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário