domingo, 17 de fevereiro de 2013

Malvado, só na ficção

ENTREVISTA
Na pele do temido Russo de ´Salve Jorge´, Adriano Garib quer fugir do estereótipo e encarnar de gays

Adriano Garib, o intérprete do impiedoso Russo, em "Salve Jorge", garante que, de bruto, só tem a aparência
Adriano Garib é um homem sensível. O intérprete do impiedoso Russo, em "Salve Jorge", garante que, de bruto, só tem a aparência. Ator e professor de teatro, Garib se orgulha do sucesso que seu personagem faz nas ruas, assume com bom humor a virilidade do papel e diz que a vida segue como antes. Com mais popularidade, é certo. Mas sem afetação, porque ele garante que não é disso.

Antes de Russo, cujas maldades fazem o telespectador confundir ator e personagem, Garib fez algumas participações esporádicas em programas da TV Globo, onde também participou de novelas como "Duas caras" (2007) e "Salsa e merengue" (1996).

Na Record, atuou em "Vidas em jogo" (2011). Mas é no teatro que ele fez carreira, com tipos como o vilão Edmundo, em "Rei Lear", e o canalha Patrício, em "Toda nudez será castigada". No cinema, recentemente emprestou o corpo e os trejeitos a um deputado nada correto em "Tropa de elite 2". "Tudo que faço é com muito amor e muita entrega", explica Garib.

Sucesso
No entanto, nenhum papel havia lhe dado tanto reconhecimento e visibilidade até o surgimento de Russo, o capanga do tráfico que não mede sua crueldade, usa o tabefe como lema e nem precisa fazer cara feia para assustar a sofrida mocinha Morena (Nanda Costa). Basta aparecer em cena. Ao contrário da ficção, Garib conta que faz questão de manter a ternura.

Russo dando uma de bom companheiro de Lucimar (Dira Paes)

"Não acho que mulher goste de cafajeste ou de pancada. A minha não gosta", diz o ator que, na vida real, é pai de Gabriel, de 18 anos, já foi casado três vezes e tem a mesma namorada há seis anos.

Em casa, Garib também exercita o afeto com os gatos Borges e Kafka, cujos nomes são inspirados em dois dos seus autores de cabeceira - Jorge Luis Borges e Franz Kafka. Russo, coincidentemente, ganhou um gato para chamar de seu na trama das 21h.

O bichano que o brucutu apelidou de Iuri veio a reboque do crescimento do personagem. Na novela de Gloria Perez, ele chegou a viver um romance - com outros interesses, como já era de se esperar - com Lucimar (Dira Paes), mãe de Morena. Também vem mantendo uma relação dúbia com Rosângela (Paloma Bernardi), a mais ambiciosa das jovens vítimas do tráfico de pessoas e que deseja fazer parte da máfia. Mas Garib aposta que, no fim, toda maldade será castigada.

"Gloria é uma moralista, tem preocupações éticas que poucas pessoas têm. Claro que ela vai matá-lo de forma brutal", acredita.

Enquanto a sentença não vem da novelista, Garib administra as opiniões públicas e a recém-conquistada fama de sexy. "Sou um ator veterano, tenho 48 anos. Não tenho mais idade para deslumbramento ou para fazer o papel de galã. Sexy é o Domingos (Montagner, que vive o guia turístico Zyah na trama), o Rodrigo (Lombardi, o capitão Théo), o Murilo (Rosa, que encarna o capitão Élcio). Eu, não. Sou meio grotesco mesmo", opina.

Nas horas vagas
Morena (Nanda Costa) é uma de suas vítimas mais constantes

Sempre que sobra tempo, Garib toca gaita e escreve. Professor do curso de interpretação da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), mantém uma biblioteca com mais de dois mil títulos em casa, na Zona Sul do Rio.

Até o fim do ano, Garib promete terminar de escrever um romance. Depois de publicá-lo, ele só quer ter a chance de fazer um papel que não tenha necessariamente a ver com sua cara de mau.

"Posso fazer um pai de família, uma pessoa ocupada com algo que nada tenha a ver com submundo", defende-se ele, que acredita que mudar do lado dos malvados para os bonzinhos seria um salto na carreira. "Tenho intensidade para doar, e vibrar num outro lugar faz toda a diferença", conta.

Personagem marcante?
Mas seu desejo, mesmo, é de interpretar um personagem homossexual. "Ah, isso eu jantaria. E ainda faria um gay com virilidade. Virilidade não é só macheza. É raça, é presença", teoriza.

O ator ressalta que não faz o estilo religioso. Mas, por via das dúvidas, as imagens de São Miguel e São Jorge estão em seu apartamento. Talvez eles possam atender a este seu pedido.

Maria da Luz MirandaAgência O Globo

A semana Morena escapa de Russo
Zyah ajudará Morena a escapar de Russo

Mustafa negociará a compra da brasileira

A partir dessa semana, a mocinha Morena (Nanda Costa) vislumbrará um raio de esperança. A protagonista verá em Mustafa (Antonio Calloni) e Zyah (Domingos Montagner) a grande oportunidade de se livrar de vez da rede de tráfico comandada por Lívia (Claudia Raia), em "Salve Jorge". A jovem vai conhecer Mustafa quando ele for à boate em busca de distração, após uma briga com Berna (Zezé Polessa). "Ele entra no lugar transtornado, pois discutiu com a mulher. Para ele, o passeio é uma espécie de fuga", conta o intérprete, Antonio Calloni.

Lá, ele conversa com Morena e decide levá-la ao hotel. Morena, por sua vez, resolve confiar no comerciante e pede a ele que a compre de Russo (Adriano Garib). No primeiro momento, Mustafa vai desconfiar dela e não acatará o pedido. Passados alguns dias, ele tem uma conversa com Zyah e pede ao guia que vá até a boate para negociar a compra da brasileira. Zyah não demora a fechar um preço com Russo, e Morena é avisada de que foi negociada, mas não faz ideia de quem seja o seu comprador.

Durante a ida dela ao encontro de Mustafa, a jovem tem uma oportunidade e escapa de Russo. Na fuga, no entanto, ela é encontrada e salva por Zyah. "Ele e Mustafa combinam de levá-la à Capadócia com o objetivo de mantê-la longe do perigo", adianta Calloni. Para o ator, a influência de seu personagem pode ser decisiva para que Morena consiga interromper o ciclo do tráfico. "Ele é um cara justo e muito influente. Acho que terá um papel decisivo no desenrolar dessa história", encerra.

Enquanto isso, no Brasil, Lívia (Claudia Raia) começa a se meter em maus lençóis. Ao descobrir que a vilã vai dar uma coletiva de imprensa para falar sobre seus novos projetos profissionais, Lucimar (Dira Paes) resolverá ir até lá para falar com a empresária sobre o paradeiro da filha.

A mãe de Morena começará a fazer escândalo, dizendo que a empresária esconde dela notícias sobre o paradeiro de sua filha. Lívia vai desdenhar da situação, mas Théo (Rodrigo Lombardi), que estará assistindo à coletiva, decidirá ajudar Lucimar a desmascará-la. Ao ser procurado por um repórter, o capitão confirma a história da ex-sogra e afirma que Lívia pediu a Morena que fosse à Turquia para prender os assassinos de Jéssica (Carolina Dieckmann).

zoeira
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário