quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Blecaute que atingiu sete estados do Nordeste gera caos e tumulto em Natal

 
Da redação Natal

Fotos: Frankie Marcone

O blecaute ocorrido na tarde de hoje e que atingiu todo o Rio Grande do Norte e mais seis estados da Região Nordeste gerou prejuízos ao comércio e caos no trânsito de Natal. O que se viu nas ruas da capital foi um cenário de guerra. Todos os cruzamentos das principais rodovias de Natal estavam congestionados e praticamente parados, uma vez que todos os semáforos estavam apagados.

A maioria dos motoristas reclamava da falta de policiais de trânsito nas ruas, para controlar o tráfego. "Isso é um absurdo. Não há policiais e os motoristas não respeitam. Todo mundo quer passar por cima. Ninguém aguarda a vez", bradava um condutor na avenida Antônio Basílio. A situação estava tão caótica que um cobrador de alternativo fez as vezes de policial do trânsito para conseguir que seu veículo passasse pelo cruzamento da Jaguarari com Antônio Basílio. Depois de conseguir o intento, ele foi embora e o caos foi reestabelecido.

No comércio de Natal os prejuízos também form grandes. Nas padarias, por exemplo, tudo que precisava ser pesado, era vendido a base de estimativa. "O que eu não posso é deixar de vender", disse um comerciante. Farmácias e demais empresas só estavam fazendo vendas a dinheiro. O que se via era os funcionários todos do lado de fora. Algumas empresas optaram por liberar seus trabalhadores mais cedo. Nos pequenos mercados, que não tinham geradores, clientes abandonavam carrinhos de compra e desistiam de levar os produtos. "Não posso perder tempo, um vez que não há previsão de volta", afirmou uma cliente.

A energia foi reestabelecida em Natal às 17h10, duas horas depois do início do blecaute. O fornecimento de energia elétrica começou a ser reestabelecida em Natal por volta das 17h10. Segundo a Cosern, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) liberou 5% da carga elétrica para o Estado.

“Não sabemos o que causou o apagão. Até agora, só 5% da carga foi liberada pela Chesf. O restante será liberado aos poucos”, disse a assessoria de imprensa da Cosern.
 
 
 Nordeste

O apagaão começou por volta das 15h03 de hoje (28), depois de uma interrupção no fornecimento de energia que atingiu cidades de sete estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte, a empresa ainda trabalha para restaurar a energia e apurar as causas do blecaute. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também está investigando as causas do desligamento, que estão sendo apuradas pelo Centro Nacional da ONS, em Brasília.

Em Pernambuco, falta energia em todo o estado. Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ainda não há detalhes sobre o caso. O metrô, que circula na Região Metropolitana do Recife, também está parado. Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca, em Alagoas. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal.

A Celpe distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. Segundo a assessoria da empresa, o problema não foi no sistema da Celpe.

Volta

A assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a energia foi reestabelecida na maioria dos estados do Nordeste por volta das 16h30 de hoje (28). A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.
 
Veja mais...
 
Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário