sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Retorno: Greve de professores está suspensa e aulas retornam na próxima segunda

Vinícius Menna e Valdir Julião - repórteres

Após 17 dias, a greve dos professores do Estado foi suspensa e eles retornam às salas de aula na próxima segunda-feira, 2/9. Em assembleia encerrada às 17h de ontem, 95% da categoria presente acatou as propostas apresentadas pelo Governo do Estado. O principal ponto que levou a categoria a entrar em acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec) foi o pagamento das horas suplementares dos professores que ministraram mais que 20 horas em sala de aula entre abril e julho.

lenilton lima
Educadores suspenderam greve mediante compromisso do Governo de pagar as horas suplementares e implementar promoções

De acordo com a Seec, ficou decidido que o Governo do Estado vai dividir em seis parcelas o pagamento de R$ 6 milhões em horas suplementares, parcelamento que será iniciado na folha de setembro. O Governo também se comprometeu a enviar para a Assembleia Legislativa (AL/RN) dois projetos de lei, um que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores, e outro das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores.

A alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários está entre as propostas do Governo. Os artigos tratam de regras para promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento. A proposta de alteração também será enviada para a AL/RN.

O corte do ponto dos professores grevistas também foi proposto para por fim à greve. No entanto, este ponto está sujeito à apresentação de cronograma de reposição de aulas aos gestores das escolas em que os professores que faltaram estão lotados.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN), Fátima Cardoso, houve uma intensificação nas negociações com a categoria nas últimas 24 horas. A presidente do Sinte informou que as propostas acatadas também incluíram a convocação de 166 professores do último concurso e a recuperação da estrutura de 69 escolas. “Vamos acompanhar rigorosamente esse projeto de melhoria das escolas”, disse.

Saúde

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública (Sindsaúde-RN) se reúne hoje, às 15h, na sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública, para mais uma tentativa de negociação, desta vez com o titular da pasta Luiz Roberto Fonseca. Ontem à noite, o secretário se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini para tratar do assunto. “Nós temos uma proposta concreta para o Sindicato”, disse Luiz Roberto. Já o Sindicato dos Médicos (Sinmed-RN) tem assembleia da categoria marcada para a próxima segunda-feira (2), às 19h, na sede do sindicato. De acordo com o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, a categoria vem dando tempo para que haja negociação.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário