terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sesap fala sobre pleito dos médicos e analisa proposta com `princípio da responsabilidade´

Da redação em Natal

Dando prosseguimento à mesa de negociações, no dia 19 de agosto a Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte recebeu representantes do SindMed, que protocolaram a entrega de proposta para implantação do Piso Fenam no RN. Segundo nota divulgada pela Sesap, o Piso Fenam é uma pretensão da Federação Nacional dos Médicos, presidida atualmente por Geraldo Ferreira. A Fenam está tentando implementar o piso nos estados da Federação e essa é uma bandeira defendida com afinco por Geraldo Ferreira no RN.

Confira abaixo uma reflexão enviada pelo Governo, que destaca a ausência de razoabilidade na movimentação da categoria:

A adoção da tabela proposta pelo SindMed significaria que, em dois anos e meio, um médico de 40 Horas, em início de carreira, poderia chegar a receber remuneração mensal de trinta mil reais, quando agregados insalubridade, adicional noturno e plantão eventual. E um médico do último nível (16), poderia chegar a receber cinquenta mil reais (em anexo a tabela com os valores-base, mas os médicos raramente recebem apenas o piso; sempre tem esses adicionais). O SinMed alega que o Piauí implantou o piso Fenam (única Unidade da Federação a fazê-lo), mas segundo investigações preliminares, o PI teria apenas 4 médicos de 40 Horas na folha de pagamento. O RN tem mais de 1.600 médicos de 40H. 76% dos Médicos Ativos da rede estadual são de 40H. Se metade desses médicos receber pelo teto, em 2016 só a folha dos médicos de 40H poderia passar de 56 milhões. Hoje toda a folha da Saúde custa 51 milhões.

A folha de pagamento da Saúde já aumentou quase 10 milhões/mês nos últimos dois anos (9,8 milhões precisamente). A remuneração média dos médicos subiu 27,82%, ou seja, acima do INPC do período (16,23%). Os médicos de 40H têm uma remuneração média de quase 10 mil reais, e mais de 500 dos 1.280 médicos de 40 H Ativos recebem remunerações superiores a 10 mil reais, com alguns chegando a receber 24 mil reais, atualmente.

Portanto, a Sesap precisa avaliar com cuidado o impacto significativo que os aumentos pleiteados teriam sobre as finanças estaduais. Uma nova reunião está sendo agendada com o SindMed para discussão do pleito apresentado, e visto que a negociação está em curso, a Sesap espera que os servidores médicos mantenham suas atividades regulares, de modo a preservar o interesse da população usuária do SUS.

A Sesap tem se mantido aberta ao diálogo com todos os servidores da rede estadual de Saúde, e analisará o pleito da categoria médica, levando em consideração as condições financeiras atuais do Estado, e atendo-se ao princípio da responsabilidade com o equilíbrio fiscal.

Adendo sobre o Walfredo: Hoje temos 22 pacientes nos corredores do Hospital, quando 4 semanas atrás tínhamos 160. Na quinta-feira completaremos 3 semanas com os corredores variando entre 20 e 0 pacientes. O resultado é fruto da dedicação de toda a equipe da Sesap e do próprio Hospital. Mas tem médico que quando viu a repercussão na mídia, saiu dizendo em comunidades do WhatsApp, que ia tratar de encher os corredores de novo? Sabe como fazem isso, internando um paciente com tontura, pra fazer uma tomografia!!!

Elementos pra reflexão.

Tabela pleiteada pelos médicos

(R$ 50.180,00 => piso 21.015 + 4.200 insalubridade + 13.440 adicional noturno + 11.580 plantão eventual)

(R$ 30.862,00 => piso 12.941 + 2.590 insalubridade + 8.200 adicional noturno + 7.122 plantão eventual)


Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário