Teve início na manhã desta segunda-feira, 02, e será concluída amanhã, a 2ª Feira Literária do Projeto ‘Contágio Pela Leitura’ do município de Água Nova, região do Alto Oeste potiguar. O evento proporciona momentos enriquecedores de práticas de leitura para todos os que o prestigiam.
O projeto, que está sendo apresentado na Escola Municipal ‘Manoel Raimundo’ é uma iniciativa dos voluntários da leitura e profissionais de educação. Nesta segunda edição, a feira tem como objetivo aproximar o público de escritores e obras literárias, desenvolvendo o gosto por esse instrumento engrandecedor de saberes.
A abertura oficial do evento, que contou com a presença da prefeita, Rafaela Carvalho, vereadores e secretários, foi coroada com uma apresentação cultural com o Grupo ‘Afinando Talentos’ da comunidade Serra das Almas e do projeto BALE. Houve, ainda, um momento musical com artistas locais e, durante todo o dia, atividades com contação de histórias, recitais, visitas aos estandes. À tarde, aconteceu uma palestra com o poeta José de Castro ("A poesia e seus encantos"), contação da história "O bicho folharal, com o projeto Contágio pela leitura , finalizando a programação do dia, às 180h, uma palestra com o escritor Mazzini Caonn ("Motivação na escola e na vida"), e, na sequência, ‘O Poder da Iniciativa”, com o escritor e palestrante pau-ferrense, Edivan Silva.
Nesta terça-feira, 03, com início às 8h, haverá o III Sarau literário da alfabetização da Escola Municipal Manoel Raimundo se apresentará. Logo depois, uma apresentação dos flautistas da cidade de Tenente Ananias-RN como, também um teatro: ‘João Boboca’ ou ‘João Sabido’ e momento literário com os alunos da Creche Criança Esperança.
No período vespertino, mais participações de alunos nos momentos de leituras, uma palestra com o escritor Daniel Munduruku ("A importância da leitura: tradição indígena e modernidade") e apresentação cultural com o grupo de Assistência Social. Às 15h30, terá lançamentos de livros e seguirá com rodas de leituras, recitais e finalizando, às 1830, noite do cordel com os poetas cordelistas Arievaldo Viana e Antônio Francisco. A orquestra sanfônica Trupé do Sertão, da cidade de Major Sales-RN, também fará sua participação. Todas as atividades do evento serão encerradas às 21h.
A Feira Literária do Projeto ‘Contágio Pela Leitura’ é mais um evento enriquecedor da cultura da comunidade aguanovense e está sendo organizadoa pela Diretora da Escola Municipal 'Manoel Raimundo do Nascimento',Sédima França, e sua equipe, coordenadora, Keutre Soares, com apoio, incondicional, da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo titular da pasta, Adelzon Nunes.
No seu discurso, a prefeita, Rafaela Carvalho, disse que, enquanto gestora do município, estava muito feliz em participar pela primeira vez desse evento, que já tem calendário próprio e procura transformar as crianças e jovens água-novenses em pessoas do bem.
“Estou muito feliz por estar aqui, hoje, prestigiando e podendo colaborar, pela primeira vez, como prefeita deste município, com um projeto que já está em sua 2ª edição. A Feira Literária do Projeto ‘O Contágio Pela Leitura’, por ser uma iniciativa de voluntários, com parceria da escola municipal, já tem um significado enorme, tanto para a escola, quanto para nosso município”, destacou a prefeita, Rafaela Carvalho, acrescentando que já se pode ver o tamanho e a importância do evento, que já tem seu próprio calendário e enriquece, cada vez mais, a prática da leitura e transforma as crianças e jovens do município em pessoas de bem - prontos para a vida e para o mundo acadêmico.
Fonte: Blog do Capote
by Mazinho Capote
Fonte: Blog do Capote
by Mazinho Capote
Nenhum comentário:
Postar um comentário