dois assaltos seguintes e sai derrotada por decisão dividida dos jurados
Por Marcelo Russio e Ivan RauppDireto de Phoenix, EUA
Favorita a ser a primeira desafiante ao cinturão dos pesos-palhas do UFC, a brasileira Claudia Gadelha foi surpreendida pela polonesa Joanna Jedrzejczyk, que a derrotou por decisão divididia dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28) na luta que fechou o card preliminar do "UFC: Cigano x Miocic", em Phoenix, nos EUA, na noite deste sábado. O combate foi marcado por momentos tensos e alguma provocaçção de ambas as partes. Com a derrota, Gadelha perde a invencibilidade de 12 lutas, enquanto Jedrzejczyk se mantém invicta em oito lutas na carreira.
A luta começou com alto grau de tensão no ar. As duas buscavam a luta em pé, trocando socos seguidamente. Gadelha foi a primeira a buscar a luta agarrada, pressionando na grade e derrubando-a, ficando por cima no chão. A brasileira tentou encaixar um katagatame, mas a polonesa conseguiu livrar-se da posição, voltando a ficar de pé, mas com as costas na grade, sendo pressionada por Gadelha. A 45 segundos do intervalo, Jedrzejczyk inverteu a posição, mas Gadelha afastou-se. A luta voltou a ser disputada no centro do octógono, e a polonesa conectou um duro uppercut, conseguindo o knockdown a segundos do fim do round.
Na volta ao combate, Claudia Gadelha derrubou logo no início a polonesa, que se levantou mas foi pressionada na grade, a exemplo do que aconteceu na maior parte do primeiro round. Jedrzejczyk livrou-se rapidamente da posição e a luta voltou a ser disputada no centro, com uma nova troca de socos constante. Gadelha mais uma vez encurtou a distância e buscou a derrubada, ficando por cima no chão. A polonesa tentou livrar-se, mas desta vez terminou o round em posição de desvantagem.
No terceiro e último round, após alguns instantes de trocação, Gadelha reclamou de ter sofrido uma cabeçada não intencional. O árbitro interrompeu o combate para a brasileira ser atendida pelo médico, que interrompeu o sangramento e permitiu que a luta continuasse. No retorno à luta, Gadelha mais uma vez derrubou a polonesa e ficou por cima no chão. Com a meia-guarda passada, a brasileira levantou e derrubou Jedrzejczyk mais uma vez e desferiu diversos golpes no seu rosto. Gadelha mantinha a luta na grade, evitando a trocação com a rival, mas Jedrzejczyk conseguiu livrar-se da posição e buscou a trocação, mas não havia tempo para mais nada. Ao fim da luta, Gadelha acertou um soco na polonesa quando o árbitro já as afastava, sendo vaiada pelo público. A brasileira ainda tentou se desculpar, mas Jedrzejczyk não aceitou. Antes do anúncio do resultado, Gadelha voltou a se desculpar e foi abraçada pela adversária e sua equipe.
Veja um resumo das demais lutas do card preliminar em Phoenix:
John Moraga vira luta após levar golpe sem estar esperando e vence Willie Gates
Lutador nascido em Phoenix, o peso-mosca John Moraga sofreu para conseguir a vitória diante de Willie Gates na penúltima luta do card preliminar. Após sofrer um knockdown em uma distração, onde o rival aproveitou para atacar, Moraga recuperou-se e precisou de quase toda a luta para finalizar Gates com um mata-leão aos 4m06s do terceiro round, conquistando sua 16ª vitória em 19 lutas. Já Gates, que estreava no UFC, teve interrompida uma sequência de cinco vitórias e sofreu a quinta derrota em 16 lutas como profissional.
Após quase todo o primeiro round de luta equilibrada, Moraga reclamou de ter sofrido um chute na árrea genital, e Gates chegou a reclamar que não havia acertado o local. Mas como o árbitro Jason Herzog não considerou o golpe ilegal, Gates aproveitou-se que Moraga deu-lhe as costas e acertou um soco de esquerda que derrubou o adversário. Mesmo muito vaiado, Gates tentou aplicar o mata-leão no chão, mas Moraga defendeu o golpe. A torcida foi ao delírio, apoiando o lutador da casa, que levantou-se e terminou o round recuperado. Inflamado pela torcida, Moraga voltou para o segundo round determinado a pressionar Gates. Percebendo o plano do rival, Gates buscou lutar nos contra-ataques, usando sua maior envergadura para manter Moraga à distância. Mas Moraga conseguiu pressioná-lo na grade até o intervalo. No round final, Moraga mostrou-se afobado para levar a luta para o chão, e Gates aproveitou-se disso para tentar travá-lo na grade. Moraga conseguiu aplicar um direto no rosto de Gates, e depois tentou encaixar uma guilhotina e, por fim, conseguiu a montada, castigando duramente o rival até conseguir encaixar um mata-leão perfeito que obrigou Gates a desistir. A vitória de Moraga levantou o público, que vibrou muito com o resultado.
- Eu não ouvi o árbitro dizer para lutarmos, e ele deve ter ouvido. Eu estava tentando dizer a ele que eu havia sido atingido, mas ele parece ter mandado a luta seguir sem que eu percebesse e Willie aproveitou para me golpear - disse Moraga após a luta.
Lesão em queda força Joe Riggs a desistir de luta contra Ben Saunders
Exatamente oito anos após deixar o UFC pela segunda vez, no mesmo dia 13 de dezembro, o veterano Joe Riggs retornou ao evento e não conseguiu reestrear com vitória. Em apenas 57s no primeiro round, Ben Saunders conseguiu a vitória após ser derrubado por Riggs e este cair de mau jeito sobre o seu cotovelo, provavelmente sofrendo uma lesão na cabeça ou na coluna, e sendo forçado a desistir do combate prematuramente. Esta foi a 15ª derrota de Riggs em 56 lutas na carreira, enquanto Saunders somou sua 18ª vitória em 26 duelos na carreira.
Drew Dober vence duelo de desesperados e aposenta Jamie Varner
Não chegou a durar dois minutos a luta de pesos-leves entre os americanos Drew Dober e Jamie Varner. Com ambos vindos de derrotas seguidas - Dober vinha de dois reveses e Varner, de três - outro revés poderia representar a demissão do UFC para o perdedor. Com uma atuação decepcionante, Varner não resistiu ao ímpeto de Dober e, após ser derrubado no início da luta - e cair de forma preocupante, levando o árbitro Herb Dean a quase encerrar o combate -, o ex-campeão dos leves do WEC não conseguiu voltar ao estado normal e foi finalizado com um esgana-galo em apenas 1m52s de luta no primeiro round. Esta foi a 15ª vitória de Dober em 21 lutas - e sua primeira vitória no UFC. Já Jamie Varner sofreu sua 11ª derrota em 35 lutas como profissional, e a quarta consecutiva no UFC. Logo após a luta, Varner pediu o microfone para anunciar que estava se aposentando do MMA.
- Eu havia decidido isso há algum tempo. Minha família já sabia que esta seria a minha última luta. Gostaria de agradecer a todos vocês pelo apoio durante toda a minha carreira. Falei com o Drew que ele fez uma boa luta e isso aqui foi um sonho que vivi, poder lutar aqui tanto tempo. Agradeço a todos, amo todos vocês. Nós conseguimos! - disse Varner após o combate, sendo ovacionado pelo público.
Bryan Barberena estreia no UFC com nocaute sobre Joe Ellenberger
Com uma atuação segura a partir do segundo round, o estreante peso-leve Bryan Barberena conseguiu uma importante vitória por nocaute técnico aos 3m24s do terceiro round sobre Joe Ellenberger na quarta luta do card preliminar do "UFC: Cigano x Miocic", neste sábado. A vitória foi a 10ª de Barberena em 12 lutas na carreira, aumentando sua série invicta para sete lutas, enquanto Ellenberger sofreu sua segunda derrota em 17 combates como profissional. Após alguns momentos de estudos no primeiro round, Joe Ellenberger derrubou Bryan Barberena, que levantou-se rapidamente. Com mais recursos técnicos, Ellenberger conseguia atingir o rival e evitar ser atingido. Atuando com a guarda baixa e se movimentando melhor, Ellenberger conectava mais golpes e causava mais danos ao adversário. No segundo round, após uma dura troca de golpes em que Barberena levou a melhor, Ellenberger passou a receber chutes nas pernas e a se movimentar menos, tornando-se um alvo mais fácil. Barberena passou a comandar o combate, dominando Ellenberger até o intervalo. No terceiro round, mais inteiro na luta, Barberena continuou a castigar Ellenberger, que caiu após uma sequência de golpes a três minutos do fim. Mesmo muito castigado no chão, Ellenberger recusava-se a desistir e, como não conseguia reagir, o árbitro Herb Dean encerrou o combate, dando a vitória a Barberena.
David Michaud vence luta morna contra Garrett Whiteley por decisão unânime
Em uma luta pouco empolgante, o peso-leve David Michaud venceu Garrett Whiteley por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Natural de Phoenix, Michaud chegou à sua oitava vitória em nove lutas na carreira, enquanto Whiteley sofreu a terceira derrota em dez lutas - todas pelo UFC. A luta começou muito equilibrada, com ambos os lutadores buscando a mesma estratégia, de lutar em pé. Michaud tomou mais a iniciativa do combate e pressionou Whiteley a maior parte do tempo, inclusive na grade e no chão. No segundo round, após receber um golpe de Whiteley, Michaud o derrubou e ficou por cima no chão, mas apresentando um corte no supercílio direito, que sangrava muito. Apesar do ferimento, Michaud manteve o domínio no round e impediu a reação de Whiteley, que não tinha forças para reagir. No terceiro round, com a vantagem construída nos rounds anteriores, David Michaud cadenciou mais a luta, ficando por cima de Whiteley no chão, evitando os ataques do adversário, derrubando-o novamente assim que a luta era reiniciada.
Henry Cejudo estreia no UFC com vitória incontestável sobre Dustin Kimura
Campeão olímpico de wrestling em Pequim-2008, o peso-galo Henry Cejudo estreou no UFC com uma vitória incontestável, por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). O resultado manteve a invencibilidade de Cejudo no MMA, agora com sete lutas, e impôs a Dustin Kimura sua terceira derrota em 14 combates profissionais. Começando o duelo com muita agressividade, encontrando rapidamente a distância e variando socos e chutes, Cejudo conseguiu um knockdown ainda no primeiro round e castigou bastante Kimura, que suportou a pressão mas não conseguiu contra-atacar. O campeão olímpico manteve a pressão no segundo round, encurralando Kimura e impondo seu jogo a todo momento, e surpreendentemente levando clara vantagem na trocação, sem usar o wrestling. Sem diminuir o ritmo no terceiro round, Cejudo manteve o controle sobre Kimura até o fim da luta, conseguindo uma vitória emblemática, sem jamais levar a luta para o chão e impondo-se na trocação.
- Eu sei que minha especialidade é o wrestling, mas eu queria mostrar mais que isso. Quis mostrar aos fãs o porquê deles pagarem o ingresso. Ele é um cara grande comparado a mim. Mérito dos meus treinadores, que me ajudaram tanto. Normalmente peso em torno de 66kg e quero uma chance de tentar voltar ao peso-mosca - disse Cejudo após o combate.
Ian Entwistle abre o evento finalizando Anthony Birchak com chave de tornozelo
A luta que abriu o card preliminar em Phoenix, entre os pesos-galos Anthony Birchak, dos EUA, e Ian Entwistle, da Inglaterra, teve a vitória de do inglês por finalização em apenas 1m04s do primeiro round. Após começar mostrando agressividade buscando atacar o adversário, Birchak foi pego em uma chave de tornozelo e, após tentar livrar-se girando pelo octógono, o lutador não conseguiu suportar a pressão aplicada no local e desistiu, deixando o octógono mancando e sentindo muitas dores no tornozelo direito. Esta foi a nona vitória de Ian Entwistle em 11 lutas - e a primeira em dois combates no UFC -, e apenas a segunda derrota de Anthony Birchak, que estreou no UFC neste sábado e teve interrompida uma sequência de cinco vitórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário