quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Observador Político é punido duas vezes em 48 horas pela Justiça Eleitoral


Os ataques da coligação Mossoró Mais Feliz, da candidata a prefeito de Mossoró, Larissa Rosado (PSB) à campanha da democrata Cláudia Regina, através de seus programas eleitorais e de veículos de comunicação pertencentes ao grupo familiar da candidata oposicionista, já fizeram a Justiça Eleitoral conceder cinco direitos de resposta à coligação Força do Povo. Em todos, a Justiça entendeu que as informações veiculadas contra a candidata democrata eram inverídicas e buscavam atingir a campanha de Cláudia.

Quem assistiu ao programa Observador Político, da TV Mossoró, nos últimos dias tem se surpreendido com a interrupção do programa para dar espaço a direitos de respostas concedidas pela Justiça Eleitoral à coligação Força do Povo. Em 48 horas, a Justiça concedeu dois direitos de resposta à coligação por entender que o programa - apresentando pelo ex-deputado e pai da candidata oposicionista, Laíre Rosado e pelos jornalistas Emery Costa e Bruno Barreto - noticiou informações inverídicas que afetavam a candidata democrata, deixando desigual o pleito eleitoral na cidade.

Nos comentários feitos pelos apresentadores, critérios fundamentais do jornalismo, como apuração da notícia, foram deixados de lado, levando em conta apenas informações publicadas em um blog, baseado em denúncias sem comprovação contra a candidatura de Cláudia Regina, afirma a assessoria jurídica da coligação.

Outro direito de resposta concedido à coligação pela Justiça Eleitoral foi no jornal O Mossoroense, pertencente à família de Larissa Rosado. Neste caso, a Justiça entendeu que o jornal publicou informações inverídicas, inclusive com chamada de capa, ligando uma pessoa acusada de fraude no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) à coordenação da campanha da democrata.

Em nenhum momento o repórter procurou a coordenação da campanha para checar a informação, optando por publicar, com chamada de capa, uma informação que não procedia. Dias depois, a edição do jornal saiu com um direito de resposta na capa e no interior do jornal.

Outros dois direitos de resposta foram concedidos pela Justiça à coligação Força do Povo, no programa eleitoral de rádio da coligação Mossoró Mais Feliz, da candidata Larissa Rosado.

*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário