domingo, 28 de outubro de 2012

Atleta do RN conquista a 1ª medalha no Brasileiro

Uma medalha de bronze que vale como um verdadeiro ouro. É assim que Janeide Nogueira, uma dona de casa de 30 anos, está encarando a conquista da terceira colocação no décimo Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino, realizado em Palmas/TO e que chegou ao fim no último dia 22. A potiguar que subiu ao pódio na categoria 75Kg é a única boxer do RN a conquistar tal façanha numa competição nacional.
Alex FernandesJaneide Nogueira exibe, com orgulho, o diploma de atleta do boxeJaneide Nogueira exibe, com orgulho, o diploma de atleta do boxe

"Nunca um atleta potiguar chegou tão longe dentro de um Campeonato Brasileiro. Nosso histórico de medalhas eram de atletas vindo de outras federações que disputavam pelo RN e depois iam embora para São Paulo. Janeide é a primeira a conseguir tal façanha", comemora o presidente da Federação Norte-riograndense de Boxe, Nilton Alexandre, que está duplamente satisfeito por ser esposo da atleta.

Essa, segundo Janeide Nogueira, foi a vitória da perseverança. Se não bastasse o início tardio no esporte a viagem até a capital do Tocantins foi cercada de percalços. "Devido aos problemas nos aeroportos, o avião no qual nós íamos embarcar não chegou a Natal. Mas não foi só isso, quando chegamos ao local da competição, passei do peso da minha categoria, que era de 69 Kg e tive de lutar numa categoria acima. Com atletas bem maiores que eu e ainda assim consegui superar tudo e ganhar essa medalha", conta Janeide.

Com a terceira colocação, a partir do outubro do próximo ano, a boxer potiguar poderá requerer sua inscrição no projeto do governo federal Bolsa Atleta, porém até lá, continuará tendo de buscar patrocinadores para bancar as despesas com a alimentação balanceada e a viagem para Pernambuco, onde irá disputar o campeonato pernambucano. Até lá, a nova batalha da atleta será perder 20 Kg para passar a competir na categoria até 54 Kg, onde as atletas costumam medir 1m60cm, mesma estatura de Janeide e ela não levará tanta desvantagem no ringue.


*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário