sábado, 6 de outubro de 2012

PM embarca tropas para o interior

As tropas da Polícia Militar do que vão atuar na segurança das eleições de prefeito e vereador nos 167 municípios do Rio Grande do Norte deixaram os quartéis na capital na manhã de ontem. A orientação do comandante da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, foi para que mantenha e garanta "a imparcialidade" no pleito. "Conto com todos vocês e oriento que não se envolvam em atividades políticas de nenhum candidato e de nenhuma cidade do interior, mantendo-se isento e imparcial", disse o coronel.
Adriano AbreuPoliciais militares embarcaram na manhã de ontem para reforçar policiamento no interior do RNPoliciais militares embarcaram na manhã de ontem para reforçar 
policiamento no interior do RN

O coronel Araújo Silva ainda orientou que as tropas devem recorrer, quando necessários, aos juízes e promotores, que "são as autoridades competentes de cada zona eleitoral", embora tenham os superiores hierárquicos em todas as regiões do Estado onde vão atuar neste sábado e amanhã, dia da eleição. "Quem não seguir as regras será punido por desvio de conduto", alertou o comandante da PM, ao falar pelo serviço de som para as tropas perfiladas no interior do ginásio de esportes do QG da Polícia Militar, na avenida Rodrigues Alves, no Tirol.

Na ocasião, o comandante da PM tranquilizou as tropas, afirmando que a Justiça Eleitoral este ano não havia destinado recursos para os praças que iriam atuar na segurança das eleições e na guarda das 7.100 urnas nos 1.852 locais de votação em Natal e no interior, mas o governo estadual estava garantindo, com recursos próprios, o pagamento das diárias operacionais para o efetivo de sete mil homens que foi mobilizado.

Segundo o coronel Araújo Silva, a diária operacional já estaria na conta do policial na manhã de hoje, pois até as 14 horas de ontem seria remetida - "depois de conferida as faltas" -, a listagem dos praças que seguiram para o interior para o Banco do Brasil, onde o dinheiro já estava depositada, aguardando apenas a ordem de pagamento.

O comandante do Policiamento do Interior, coronel Francisco Reinaldo de Lima, avisou que a diária operacional vai ser no valor de R$ 250,00 para quem se deslocou do local de origem de trabalho para outro município, enquanto o praça que permanecer na área onde trabalha recberá diária operacional será de R$ 200,00.

Apesar de se tratar de uma eleição municipal, quando os ânimos são mais acirrados, o coronel Lima acredita que tudo vai transcorrer num clima de tranqüilidade, segundo a experiência de anos atuando em eleições: "Nunca ocorreu nenhum problema, mesmo depois que são depositados os votos nas urnas". No total, 3.172 PMs estarão distribuídos entre a capital e os municípios do interior do rio Grande do Norte, de forma que cada local eleitoral tenha, a uma distância de 100 metros, dois homens para reforçar a segurança, além da ronda de policiamento ostensivo comum dos municípios. 

Além do efetivo da PM, as eleições municipais deste ano no Rio Grande do Norte contarão com o reforço de 1.600 homens do Exército, solicitados por juízes eleitorais aos TRE e liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral para 118 municípios. As tropas do Exército começam a se deslocar para esses municípios na manhã de hoje e deverão permanecer nos locais designados até a noite de amanhã, domingo.

*TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário