O envolvimento entre os setores produtivos aliado aos resultados exitosos obtidos ao longo dos anos rende ao Rio Grande do Norte uma posição de destaque no cenário nacional dentro do programa de incubadoras de empresas. Com um total de oito incubadoras em funcionamento, o Estado é apontado como o segundo em termos de referência no país, atrás apenas de Minas Gerais, que possui um sistema consolidado de incubação.
"As incubadoras de empresas do Estado estão muito bem organizadas, no caminho certo. Há uma divulgação muito forte dos trabalhos desenvolvidos e excelentes resultados de empresas incubadas. Não resta dúvida de que o Rio Grande do Norte seja, hoje, o segundo Estado em referência quando o tema é incubação de empresas", observa a gestora de Incubadoras do Sebrae Nacional, Maria de Lourdes da Silva.
As primeiras incubadoras de empresa no Brasil foram criadas na década de 1980. Mas o modelo de fomento aos novos negócios ainda está em processo de maturação, sendo que o Rio Grande do Norte apresenta condições necessárias para uma consolidação mais rápida. No país, existem atualmente 384 incubadoras em funcionamento.
"Observamos um engajamento muito forte entre o setor produtivo, instituições públicas e universidades. Esta união está fazendo a diferença no Rio Grande do Norte, e o Estado caminha para uma consolidação das incubadoras de empresas, ferramenta importantíssima no apoio a novos negócios", comenta.
Mais
incubadoras
A Incubadora de Agronegócio de Mossoró (Iagram) foi a primeira incubadora de empresas instalada em Mossoró por meio do Programa de Incubadoras do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN). O município possui outras duas incubadoras em funcionamento, a Incubadora Citec's, em funcionamento na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Incubadora de Petróleo e Gás, instalada no Campus do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
O ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios será ainda mais fortalecido no início de 2013. A previsão é que, entre os meses de fevereiro e março outras cinco incubadoras sejam inauguradas. As unidades funcionarão em campi do IFRN espalhados em diferentes regiões do Estado.
O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire, explica que a inauguração das próximas incubadoras beneficiará, especialmente, pequenas economias onde as unidades serão instaladas, como no município de João Câmara e Ipanguaçu. "Estamos muito felizes com os resultados obtidos até agora, e a ideia é que a atuação das incubadoras em fase de conclusão traga ainda mais benefícios, apoiando e estimulando pequenos negócios em economias das cidades onde funcionarão", avalia. Como partes integrantes do processo de funcionamento das incubadoras, serão lançados, em breve, os editais para seleção das empresas incubadas.
O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário