sexta-feira, 19 de abril de 2013

Água Nova-RN: Secretaria Municipal de Educação celebrou o ‘Dia Nacional do Livro Infantil’

A comemoração da insigne data é parte integrante do Projeto ‘Contágio Pela Leitura’

A Secretaria de Educação do Município de Água Nova comemorou, nesta quinta-feira, 18, o ‘Dia Nacional do Livro Infantil’. A insigne data foi celebrada, em grande estilo, pelos professores e alunos do 1º ao 5º anos da Escola Manoel Raimundo, na sede do município, como, também, pelos docentes e estudantes da Escola Antônio Fernandes, localizada na comunidade Serra das Almas.

Através do projeto "O Contágio Pela Leitura", coordenado pela professora Sédima Nunes, foram executadas diversas atividades artístico-culturais na quadra de esportes da cidade. Houve, também, apresentações teatrais com participantes caracterizados de personagens da literatura infantil, com detaque para o 'Sítio do Picapau Amarelo', rodas de leitura, contação de histórias e recitação de poesias.

A data foi escolhida – e é celebrada no Brasil - em homenagem ao dia de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do País, Monteiro Lobato. Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

Projeto ‘Contágio Pela Leitura’
Criado em outubro de 2009, na Escola Municipal Manoel Raimundo de Água Nova/RN, o Projeto ‘Contágio Pela Leitura’ é composto por professores, funcionários da rede municipal e pessoas da comunidade.

Segundo o Secretário, Adelzon Nunes, e as Coordenadora do projeto, em tela, Sédima França e Cláudia Keutre, ele é um dos mecanismos usados para incentivar os alunos das unidades de ensino do município a criarem o saudável hábito da leitura; inclusive, a poesia na literatura de cordel.

O “Contágio Pela Leitura” ultrapassa os limites da sala de aula e é extensivo a toda população. Ele é apresentado, com certa regularidade, em praça pública e tem uma excelente aceitação popular.

Como o próprio nome sugere, o objetivo do projeto é despertar nos alunos – e na sociedade aguanovense - o gosto pela leitura e que se tornem contaminados por ela; já que é uma ferramenta capaz de abrir portas para o futuro.

O trabalho de incentivo à leitura literária, que começou a passos lentos, em 2009, ganhou asas, transpôs barreiras e conquistou reconhecimento na capital do Estado, Natal, numa apresentação realizada na Assembleia Legislativa do RN, em abril de 2010. No mesmo ano, em julho, os idealizadores do projeto voltaram à Casa do Povo Potiguar para receber um Certificado de Reconhecimento pela iniciativa bem-sucedida de elaborar e executar um trabalho de cunho social tão significativo.




 
do blog do Capote
by Mazinho Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário