domingo, 21 de abril de 2013

Modelo adotado no RN será seguido pelo Governo Federal, diz Ministro da Pesca

 
Por Carlos Araújo/Da redação Natal/Fotos Joana Lima

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, esteve neste sábado na Colônia de Pescadores e Aquicultores de Nísia Floresta para celebrar junto com a governadora Rosalba Ciarlini a assinatura do decreto de ocupação e licenciamento ambiental e um protocolo de intenções e repovoamento de espécies nativas. Crivella disse em entrevista coletiva que o modelo adotado no Rio Grande do Norte, por iniciativa da governadora será seguido em todo o país.

"O decreto é iniciativa da governadora que nós viemos aplaudir e queremos levar daqui para outros Estados. É uma medida redentora. Com este estímulo aos pequenos e médios produtores, nós queremos aumentar e muito a nossa produção nacional, que hoja está na casa das 100 mil toneladas, perdendo de países como, por exemplo, Honduras e Peru", destacou.

Crivella relatou também que a obra do terminal pesqueiro do Rio Grande do Norte será importante para alavancar ainda mais esta produção. "Existe uma disposição do Governo Federal de fazer do Rio Grande do Norte um expoente da produção pesqueira no país. E isso começa a partir do Terminal Pesqueiro. A comparação que faço é como se o Rio Grande do Norte fosse como um Davi e a seca e a fome o gigante Golias. A simplificação e o portencial da aquicultura é que vai fazer a gente derrubar esse gigante", enfatizou.

 
A governadora Rosalba Ciarlini destacou que aguarda que ainda este ano seja concluído o terminal pesqueiro do Rio Grande do Norte. "Esperamos que essa obra saia ainda este ano, para ajudar o nosso estado a crescer ainda mais. O decreto assinado hoje vai nos poupar tempo e dinheiro e beneficiar os pequenos e médios produtores, que não terão que perder tempo com os trâmites burocráticos. Na minha gestão criamos mais 16 criatórios de peixes e temos como meta recuperar o camarão pintor, que hoje está em extinção no Rio Grande do Norte", destacou Rosalba.
 
 

Ainda segundo o ministro, a presidente Dilma quer financiar, desonerar e simplificar o setor pesqueiro nacional. Crivella adiantou que a presidente pretende agilizar o aproveitamento das águas da União, no continente e no mar, até o percentual de 0,5%, para a atividade aquícola, desde que o processo seja monitorado e não apresente qualquer risco para o meio ambiente.

O pescado é responsável por 60% de todas as exportações de proteína animal no mercado mundial. O governo acredita que o país precisa aproveitar melhor o seu potencial para a aquicultura, já que conta com 190 reservatórios e 8 mil Km de litoral onde será possível a produção de sete milhões de toneladas de pescado.

Estiveram presentes na assinatura do decreto várias autoridades políticas locais.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário