sábado, 20 de abril de 2013

Banco do Nordeste vai renegociar dívidas rurais


Fortaleza – O Banco do Nordeste anunciou ontem um pacote de medidas para regularização de dívidas dos agricultores afetados pela seca. O pacote oferece uma série de benefícios a clientes que possuem dívidas vencidas ou a vencer neste ano e em 2014. De acordo com o enquadramento, o cliente pode obter descontos ou dividir o saldo devedor em 10 parcelas anuais.

O plano tem como base a Medida Provisória 610 e as resoluções 4.211 e 4.212, do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicadas recentemente.

 
Magnus Nascimento
Agricultores em áreas com estado de emergência são beneficiados
 
Por meio das resoluções, agricultores familiares localizados em municípios com situação de emergência decretada poderão renegociar o saldo devedor em dez parcelas anuais, com o primeiro vencimento em 2016. Cada parcela paga até o vencimento terá bônus de adimplência de 80%, mesmo percentual de desconto aplicado em caso de liquidação da dívida.

Os produtores rurais não classificados como agricultores familiares também poderão parcelar suas dívidas em dez vezes, com o primeiro vencimento programado para 2015.

Renegociação

Outra possibilidade é a renegociação utilizando as condições especiais estabelecidas pela MP 610. Agricultores familiares que tiveram perdas comprovadas decorrentes da seca poderão quitar seus débitos junto ao BNB com até 85% de desconto. O benefício é válido para mutuários de operações do Pronaf (exceto os do grupo B do Programa).

Previstas na Lei 12.249, as condições que agora foram estendidas na MP 610 variam de acordo com o valor financiado e a localização do empreendimento.

Os descontos situam-se entre 45% e 85%, dependendo do local do empreendimento e do valor da operação. Os maiores percentuais de descontos serão aplicados em operações com valor original de até R$ 15 mil pertencentes a empreendimentos localizados no semiárido.

A Área de Recuperação de Crédito do BNB informa que, neste caso, o cliente pode optar por uma nova operação de empréstimo para liquidar o financiamento, caso esteja dentro das condições exigidas.

Mais informações sobre regularização de dívidas estão disponíveis nas agências do banco ou por telefone, na Central de Relacionamento com o Cliente – 0800 728 3030 (ligação gratuita).
 
TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário