terça-feira, 30 de abril de 2013

Real fica a um gol do "impossível" e vê Borussia ir à final da Champions após 16 anos

Do UOL, em São Paulo


Cristiano Ronaldo disputa pela bola com Lukasz Piszczek no segundo jogo das semis entre Real e Borussia AFP PHOTO / DANI POZO
 
Após
perder por 4 a 1 no jogo de ida, o Real Madrid chegou PERTO do "impossível": reverter a vantagem do Borussia Dortmund. Foi por pouco, mas o clube espanhol não conseguiu. Nesta terça-feira, a equipe madrilenha venceu o rival "só" por 2 a 0, no estádio Santiago Bernabéu, e acabou eliminada na semifinal da Champions.

Com o resultado, o time alemão voltará a disputar uma final de Liga dos Campeões após 16 anos. Aos merengues, só resta agora a Copa do Rei, já que tirar a liderança do Barcelona no Espanhol é muito difícil.
 
Cristiano Ronaldo disputa pela bola com Lukasz Piszczek no segundo jogo das semis entre Real e Borussia AFP PHOTO / DANI POZO
 
 A história poderia ter sido completamente diferente, contudo, se o Real tivesse aproveitado as diversas chances que criou no início do duelo, quando o time, inflamado, partiu com tudo para cima do adversário. Higuaín foi parado pelo goleiro Weindenfeler, um dos destaques da partida, enquanto Özil perdeu uma oportunidade de ouro, chutando torto quando tinha a opção de rolar no meio para Cristiano Ronaldo completar.

Quando a situação parecia se complicar para o Borussia, o "acaso" acabou resolvendo. O meia Götze, motor do time, se machucou e deu lugar a Grosskreutz. O "curinga" entrou fechando os espaços no meio-campo e travou o jogo, transformando a primeira etapa em um duelo maçante.

No segundo tempo, os dois times perderam mais uma dezena de chances. Dessa vez, porém, as mais claras foram do clube alemão. Lewandowski, autor de quatro gols no jogo de ida, chutou no travessão, enquanto Gundogan recebeu na pequena área, mas chutou em cima do goleiro Diego López, de maneira inacreditável.

CRISTIANO RONALDO DIZ QUE REAL DEIXA CHAMPIONS DE "CABEÇA ERGUIDA"

O abatimento de Cristiano Ronaldo pela terceira eliminação seguida do Real nas semifinais da Liga dos Campeões era evidente. Ao final da vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, nesta terça, o craque afirmou, porém, que a equipe merengue sai de "cabeça erguida". O time da capital espanhola precisava de mais um gol para ter se classificado, já que perdeu o duelo de ida por 4 a 1. O resultado na Alemanha, inclusive, foi muito lamentado pelo artilheiro da Champions, assim como os vários gols perdidos por seu time nesta terça. "Nunca devíamos ter sofrido uma goleada como a que levamos. Mas saímos daqui hoje de cabeça erguida e agradecendo o apoio total de nosso torcedores", disse. LEIA

Mais na base da raça do que na técnica, o Real ainda achou seu primeiro gol da vitória nos pés do atacante Benzema, que havia entrado na vaga de Higuaín: Kaká abriu a jogada na direita, Özil cruzou e o francês bateu sem chances para Weidenfeler.

O lance deu esperança aos merengues, que partiram para cima no desespero, "chuveirando" diversas bolas na área. Em um desses lances, o zagueiro Sergio Ramos aproveitou bate-rebate e soltou uma bomba direto para as redes adversárias.

A torcida do Real foi ao delírio, assim como o técnico José Mourinho, que, aos berros, ordenava seu time a partir para cima com tudo. Não foram poucos os momentos em que os blancos ficaram com apenas um jogador atrás do meio-campo.

LEIA TODA A REPERCUSSÃO PÓS-JOGO DA LIGA DOS CAMPEÕES


Após eliminação, Mourinho admite deixar o Real por não ser "querido"
Mourinho e capitão do Real lamentam chances perdidas: "Chegamos muito perto"
Meia do Borussia diz que noite será de festa: "Amanhã pensaremos na final"
Imprensa mundial 'culpa' gols perdidos por eliminação do Real Madrid

Valente, porém, o Borussia aguentou a pressão infernal do adversário durante os cinco minutos de acréscimo dados pelo árbitro Howard Webb e conquistou a vaga, mesmo sofrendo sua primeira derrota em todo o torneio.

Nesta quarta-feira, a equipe de Dortmund conhecerá seu adversário na decisão da Champions League. Na Espanha, o Barcelona recebe o Bayern de Munique e precisa reverter a vantagem de 4 a 0 construída pelos bávaros no jogo de ida. A final do torneio europeu será no estádio de Wembley, na Inglaterra.

O Borussia busca seu segundo título na competição. O primeiro foi em 1997, quando os aurinegros venceram a Juventus, da Itália, por 3 a 1, no Estádio Olímpico de Munique. No fim do ano, o time alemão ainda venceria o Cruzeiro no Mundial de Clubes, no Japão.


 
TÉCNICO DO BORUSSIA JÁ PENSA NA FINAL: "NÃO VAMOS FAZER TURISMO"
 
Aliviado e eufórico. Assim estava o técnico do Borussia Dortmund, Jürgen Klopp, após seu time eliminar o Real Madrid, nesta terça, e ir à final da Liga dos Campeões pela segunda vez na história. Aliviado porque a classificação veio com uma derrota por 2 a 0 e muita pressão dos espanhóis. Euforia porque o treinador, que se diz um "sonhador", já fala abertamente na boa chance que sua equipe tem de conquistar a Champions. "Em Wembley (palco da final), não quero ser um turista. Não tenho preferência sobre adversário (Bayern ou Barcelona), mesmo que não nos coloquem como favoritos. Agora, vamos festejar e, quando chegar o dia, todos vão ver o porquê de estarmos na final", prosseguiu. LEIA
 
Personagens da Partida

Melhores

Hummels
Partida perfeita. Fez uma infinidade de desarmes, não perdeu uma dividida e saiu jogando com classe


Weidenfeller
Foi decisivo especialmente no início do jogo. Com grandes defesas, impediu que o Real abrisse o placar


Piores

Ozil
Novamente um "zumbi" em campo. Ainda perdeu chance clara no início, que poderia ter mudado o jogo


Cristiano Ronaldo
Esperava-se muito do craque do time, mas o português teve tarde ruim e errou tudo o que tentou


Resumo da Partida
Real Madrid2x0Borussia Dortmund
Técnico: José MourinhoTécnico: Jürgen Klopp
41. Diego López
15. Essien
2. Varane
4. Sergio Ramos Gol Cartão amarelo
Saiu 5. Fábio Coentrão Cartão amarelo
Entrou 8. Kaká
Saiu 14. Xabi Alonso
Entrou 6. Khedira Cartão amarelo
19. Modric
22. Di Maria
10. Ozil
7. Cristiano Ronaldo
Saiu 20. Higuain Cartão amarelo
Entrou 9. Benzema Gol
1. Weidenfeller Cartão amarelo
26. Piszczek
4. Subotic
15. Hummels
29. Schmelzer
Saiu 6. Bender Cartão amarelo
Entrou 27. Felipe Santana
8. Gundogan Cartão amarelo
16. Kuba
Saiu 10. Gotze
Entrou 19. Grosskreutz
11. Reus
Saiu 9. Lewandowski
Entrou 5. Kehl



Nenhum comentário:

Postar um comentário