quinta-feira, 18 de abril de 2013

Juiz Ibanez Monteiro é eleito Desembargador

Rafael Barbosa - Repórter

O juiz Ibanez Monteiro da Silva foi escolhido ontem, por merecimento, para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele substitui Rafael Godeiro, que teve aposentadoria compulsória, em fevereiro passado, após completar 70 anos de idade.

Cedida TJRN/Tasso Pinheiro
Doze desembargadores participaram da votação de ontem

Ibanez, que estava como juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, foi o candidato que obteve a maior pontuação, com uma média de 92,43 entre as notas dadas pelos desembargadores do Pleno. O juiz liderou a lista tríplice, que foi composta ainda pelos juízes Cornélio Alves, que somou 90,90 pontos; e Francisco Seráphico, que contabilizou 89,73 pontos.

O magistrado afirmou ter recebido com surpresa a notícia de que foi o magistrado mais votado para a vaga de desembargador do TJRN, apesar de ter criado uma expectativa, pelo fato de ter sido indicado para a lista tríplice em outras duas oportunidades. “A definição era do Pleno, que analisou de forma objetiva e chegou a essa conclusão”, pontuou Ibanez Monteiro. 

Em sessão do Pleno, ocorrida ontem, a Corte do TJ colocou o magistrado, pela terceira vez, na lista tríplice, o elegendo, segundo o regimento, automaticamente para a vaga. Monteiro foi citado por todos os desembargadores e, em sete dos 12 votos, obteve a maior nota entre os três indicados. Doze desembargadores efetivos participaram da votação de ontem.
#SAIBAMAMAIS#
Dos 32 juízes que poderiam se candidatar à vaga, quinze inscreveram-se no processo. No entanto, 14 participaram da escolha, pois o juiz Gustavo Henrique Silveira Silva foi desclassificado por não se enquadrar em alguns pré-requisitos.

Pelas regras da promoção dos juízes por merecimento, caso um magistrado seja indicado pela terceira vez para compor uma lista tríplice, ele conquistaria a vaga de desembargador, uma vez que o regimento prevê a condução direta ao cargo nestes casos. 

O presidente da Corte potiguar potiguar, desembargador Aderson Silvino, destacou que a eleição aberta com votos fundamentados de cada magistrado celebra mais transparência na atuação do Poder Judiciário.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário