quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fenacam completa 10 anos e acredita no crescimento da carcinicultura

Joana Lima
Feira foi lançada na manhã desta quarta-feira
A 10ª edição da Feira Nacional do Camarão foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (24). A Fenacam traz como tema este ano “Um Referencial para a Promoção da Aquicultura Brasileira”. A Feira se tornou um referencial importante para a aquicultura nacional e novamente será palco de diversos debates, palestras e exposições durante os dias 10 e 13 de junho em Natal, no Centro de Convenções, debatendo e compartilhando as experiências importantes para o setor. A expectativa é que seis mil pessoas participem do evento.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, a Fenacam compela 10 anos em meio a um mercado propulsor para a comercialização do camarão aqui no Estado. “O Rio Grande do Norte já foi o maior produtor de camarão durante anos, hoje o Ceará lidera, mas estamos dando passos largos para reassumir o posto”, disse Itamar.

Durante os três dias de feira, expositores de várias partes do país estarão presentes em Natal. A Fenacam também contará com palestras e debates a cerca da produção e comercialização do camarão.

“Um dos temas centrais será a discussão a cerca da importação do camarão argentino. A ABCC é contra porque entende que hoje o Brasil consegue atender sozinho a sua demanda, além disso, o camarão da Argentina é o asiático, a maior parte importado da Tailândia, que está contaminada, oferendo um grande risco até mesmo para nossa produção”, lembrou.

De acordo com Itamar o Brasil não importa camarão desde 1999 e além de atender perfeitamente o mercado interno já volta a pensar em exportar a partir deste ano. “É esse o pensamento e é isso que também iremos debater durante a Feira”, lembrou.

O evento mais uma vez englobará cinco diferentes atividades paralelas que se complementam. São elas:

1 - Técnico: Além da apresentação dos trabalhos científicos, 39 palestras temáticas serão apresentadas no X Simpósio Internacional de Carcinicultura e no VII Simpósio Internacional de Aquicultura;
2 – Comercial: Mais de 100 estandes estão sendo comercializados pela organização do evento para a X Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, onde as principais e mais tradicionais empresas do setor se reúnem;

3 – Gastronômico: o Festival Gastronômico de Frutos do Mar dá o devido suporte aos participantes do evento, com deliciosas e consagradas receitas da culinária nacional;

4- Visitas Técnicas: O evento está agendando visitas a unidades produtivas da região;

5- Cursos Especiais: Temas relevantes e atuais farão parte da agenda.
Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário