Dando continuidade às suas ações de qualificação continuada da classe docente com demonstrações claras de que, efetivamente, prima pela área de educação, a Prefeitura de Água Nova, região do Alto Oeste potiguar, através da Secretaria de Educação do município, realizou a aula inaugural do Sistema de monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
As atividades do SisPacto, que acontecerão todas as quintas-feiras, com duração de 4 horas, são direcionadas a todos os professores da rede municipal de ensino que lecionam do 1º ao 3º ano e têm, como orientadora, a professora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Raimundo, Lenilda Almeida.
Duas unidades educacionais estão contempladas pelo Programa: as Escolas Antônio Fernandes, localizada no Sítio Serra das Almas, e a Manoel Raimundo, situada na sede do município.
O Encontro foi prestigiado pelo Secretário Municipal de Educação, Adelzon Nunes, pela Diretora da EMMR, Sédima Nunes, a coordenadora pedagógica, Keutre Soares, e por diversos alunos que abrilhantaram o evento com a recitação de poesias.
Entendendo o Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade e
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
do Blog do Capote
by Mazinho Capote
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