domingo, 22 de junho de 2014

Massa larga em primeiro no Grande Prêmio da Áustria

O brasileiro Felipe Massa quebrou um jejum de quase seis anos sem largar na pole position de uma prova da Fórmula 1. Na manhã deste sábado, o piloto da Williams garantiu a primeira colocação do grid de largada do GP da Áustria da categoria com a marca de 1min08s759, quebrando uma hegemonia da equipe Mercedes na temporada.
Darko Vojinovic/ApecO piloto da Williams garantiu a primeira colocação do grid com a marca de 1min08s759O piloto da Williams garantiu a primeira colocação do grid com a marca de 1min08s759

Massa não obtinha uma pole position na Fórmula 1 desde o Grande Prêmio do Brasil de 2008, também sua última vitória na categoria. Na corrida que encerrou o Mundial daquele ano, o piloto paulista viveu uma tarde frustrante já que perdeu o título do campeonato para o britânico Lewis Hamilton por apenas um ponto. “Estou muito feliz, bastante emocionado. Estou muito satisfeito por mim e também pela Williams-, admitiu Massa. “Para o nosso time é um grande momento. Fazia muito tempo desde a minha última pole, por isso é algo tão incrível”, explicou o brasileiro, agora 16 vezes o mais rápido em treinos classificatórios na carreira.

A segunda colocação no grid de largada em Spielberg será do finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams com a marca de 1min08s846. Nico Rosberg ficou em terceiro, seguido pelo espanhol Fernando Alonso. Daniel Ricciardo inicia a prova em Spielberg na quinta colocação, à frente de Kevin Magnussen. Daniil Kvyat foi o sétimo, seguido por Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg.

A força do carro da Williams já podia ser demonstrada no terceiro treino livre, em que Bottas foi o mais rápido. O finlandês ficou com a primeira colocação durante metade do Q3 em Spielberg e colocou pressão sobre os carros da Mercedes. Em sua primeira tentativa de marcar tempo, Lewis Hamilton acabou utilizando uma área de escape proibida pela organização de prova e teve sua volta anulada.

A definição da pole position ficou para a tentativa final de cada piloto. Bottas cometeu um erro em sua volta e aumentou as chances dos rivais. Lewis Hamilton, no entanto, também saiu da pista e ficou sem tempo, o que o fará largar na nona colocação, à frente do alemão Nico Hulkenberg.

Com as Mercedes fora do caminho, Felipe Massa aproveitou sua chance. Nos segundos finais da atividade, anotou 1min08s759, pulando para a primeira colocação da tabela de tempos. A expectativa pela pole ainda durou alguns segundos, à espera do tempo do alemão Nico Rosberg, mas o líder do Mundial não conseguiu superá-lo.

No início da semana, Massa acreditava estar em pequena vantagem sobre quase todo o restante do grid porque era um dos poucos a já ter andado no circuito de Spielberg. A prova da Áustria não era disputada desde 2003 e retornou ao Mundial da categoria este ano depois de pressão da equipe Red Bull, proprietária do autódromo.

Veja o resultado do treino classificatório
1: Felipe Massa (BRA/Williams) 
2: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
3:Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
5: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
6:Kevin Magnussen (DIN/McLaren) 
7: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
8: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 
9: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
10: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
11: Jenson Button (ING/McLaren)
12: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
13: Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
14: Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
15: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
16: Sergio Pérez (MEX/Force India)
17: Adrian Sutil (ALE/Sauber)
18: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
19: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
20: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)
21: Max Chilton (ING/Marussia) 
22: Marcus Ericsson (SUE/Caterham)

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário