domingo, 29 de junho de 2014

PSD e PT formalizam hoje chapa de Robinson e Fátima

O Partido Social Democrático (PSD) fará convenção estadual neste domingo para homologar o vice-governador Robinson Faria como candidato ao Executivo. O evento começará às 9h, no Centro Cultural da Zona Norte. A aliança construída por ele traz também o PT e o PC do B. Virão dessas outras duas legendas os candidatos da majoritária. O deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) será o candidato a vice-governador. Já a deputada federal Fátima Bezerra disputará o Senado pelo PT. Também da ala petista virá o primeiro suplente, o consultor Jean Paul Prates.
Adriano AbreuRobinson é candidato ao governo e Fátima disputa o SenadoRobinson é candidato ao governo e Fátima disputa o Senado

Na convenção, Robinson Faria será confirmado para o seu maior desafio na vida pública. Depois de 26 anos como deputado estadual, dos quais oito anos como presidente da Assembleia Legislativa, Robinson foi eleito vice-governador no pleito passado e em 2014 retoma o projeto que não conseguiu concretizar em 2010, quando tentou ser candidato a governador e, sem espaço na aliança de Wilma de Faria (PSB), que era a então governadora, coligou-se com a candidata Rosalba Ciarlini. Seis meses depois da posse ele rompeu politicamente com a governadora. 

Marcada para começar às 9h, a convenção estadual do PSD deverá ter seu ponto alto às 11h com a chegada ao local de Robinson Faria. Também no Centro Cultural da zona Norte, o PT e o PC do B farão suas convenções estaduais. Único postulante a reeleição pelo PC do B, Fábio Dantas deixou o projeto para disputar o cargo de vice-governador, mas lançou a esposa, Cristiane Dantas, como candidata a deputada estadual. 

Além do PT e PC do B, a aliança que terá Robinson Faria como candidato ao Governo ainda virá com o Partido da Pátria Livre (PPL), Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e o Partido Progressista (PP). 

No caso do PP, presidido pelo deputado federal Betinho Rosado, a legenda ficou sem palanque com o veto do Democratas à candidatura da governadora Rosalba Ciarlini à reeleição. Com isso, o líder do PP fechou aliança com Robinson Faria.

O PSD, partido liderado pelo candidato ao Governo, possui 4.761 filiados, contabilizando 20 prefeitos e 159 vereadores. O partido lançará três candidados a deputado federal e 11 postulantes à Assembleia Legislativa.

Os seis partidos que integram a coligação majoritária de Robinson Faria e Fátima Bezerra, farão uma única coligação para deputado federal. Com isso, a coligação terá dois candidatos a reeleição, o deputado federal Betinho Rosado e Fábio Faria. Além disso, nesse grupo, o PT lançará o principal assessor da deputada federal Fátima Bezerra, Adriano Gadelha, e o vereador Hugo Manso.

Já na disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa os partidos farão duas coligações proporcionais. A primeira é integrada pelo PT, PT do B e PPL. Até a manhã desse sábado o número de candidados ainda não havia sido fechado. “Estamos fechando os detalhes porque alguns partidos estão se agregando”, disse o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva.

A outra coligação para deputado estadual será integrada pelo PSD e PP. Nesse grupo estará o deputado estadual José Dias, que disputa a reeleição pelo PSD. O ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, também está confirmado como postulante a Assembleia Legislativa.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário