segunda-feira, 30 de junho de 2014

Lula rejeita comparação entre seu governo e o de Dilma

Juliana Knobel/Frame/Agência O Globo
Ex-presidente Lula, que não quer comparação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou seu discurso na convenção estadual do PT em Mato Grosso do Sul afirmando considerar incorreto comparar o governo de sua sucessora Dilma Rousseff com o seu governo. 

"Tem algumas pessoas que questionam o nosso governo e que tentam comparar o governo da Dilma com o meu governo. O governo da Dilma não tem que ser comparado com governo Lula porque o projeto é um só. O que tem que ser comparado é com o governo que a gente tinha antes de 2003", disse Lula, lembrando que sua gestão aconteceu num momento em que a economia estava "bombando" e que, quando Dilma assumiu, a crise financeira se agravou.

Para ele, esse tipo de comparação é uma estratégia da oposição para evitar cotejar os 12 anos de gestão do PT com os governos anteriores. Lula afirmou que a eleição de 2014 não é "disputa pessoal" mas de "projeto". "Eles não querem comparar", afirmou.

O ex-presidente listou, ao longo do seu discurso, avanços da gestão do PT, principalmente em relação a emprego, educação, habitação e crédito. Afirmou que, antes de 2003, o Brasil era vice-campeão mundial de desemprego e responsabilizou os antecessores, sem citar um partido específico. "Eles destruíam em média, por ano, um milhão de postos de trabalho neste País. Eles odeiam o PT porque o PT criou 20 milhões de postos de trabalho com carteira assinada neste País."

Lula exaltou também a expansão de crédito consignado e de habitação. Ele citou que durante os 12 anos de gestão do PT, foram financiados 2,5 milhões de casas e apartamentos pelo Sistema Financeiro da Habitação, enquanto em oito anos (de gestão do PSDB) foram apenas 315 mil casas. E ressaltou ainda o programa habitacional de subsídio Minha Casa, Minha Vida. "Se a gente não colocasse subsídio, o pobre não tinha direito de ter casa neste País", afirmou.

De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário