sábado, 21 de junho de 2014

Pesquisa: Potiguar conquista prêmio internacional

Estudante potiguar conquista prêmio internacional

O estudante de mestrado de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Herbert Senzano Lopes, venceu a competição internacional UniSim Design Challenge. O evento é promovido pela Honeywell Process Solutions.
CedidaHerbert Senzano (centro) recebe prêmio da competição internacional UniSim Design ChallengeHerbert Senzano (centro) recebe prêmio da competição internacional UniSim Design Challenge

Herbert Senzano trabalhou em parceria com a professora Vanja Maria de França Bezerra no desenvolvimento de uma solução para mostrar como gases tóxicos expandidos podem ser reutilizados para gerar energia elétrica. 

O projeto “Recuperação de Gás Expandido para Geração de Eletricidade” foi apresentado no início deste mês no simpósio anual da Honeywell Users Group, voltado para a área de automação e de processos. 

Soluções inovadoras
“Herbert Senzano e a Professora Vanja França mostraram como um software de simulação pode fazer mais do que criar processos de produção. Pode criar soluções inovadoras que reduzam o impacto ambiental dos processos”, disse Vilmal Kapur, presidente da Honeywell Process Solutions. 

Com o UniSim Design da Honeywell, Herbert Senzano e a professora Vanja França determinaram como o oxigênio alimentado junto com o gás expandido podem ser usados para aumentar a potência elétrica de compostos orgânicos voláteis lançados no ar através de um queimador. A simulação feita por eles gerou 2.126 MW de potência elétrica e revelou um grande potencial para ajudar a reduzir o lançamento de dejetos orgânicos e óxidos na atmosfera.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário