segunda-feira, 30 de junho de 2014

Governo do RN será disputado por dois candidatos sem popularidade

Por César Santos

O jogo da sucessão estadual está com os seus times escalados e oficializados pelas convenções partidárias. Cinco candidatos a governador: Simone Dutra (PSTU), Araken Farias (PSL), Robério Paulino (Psol), Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).

Três na faixa de coadjuvantes, a disputa, como todos sabem, será centralizada por Henrique x Robinson.

O primeiro, com uma leva de quase duas dezenas de partidos, o que comprova a sua capacidade de articulação; o segundo, com a força de quem se colocou candidato há quase quatro anos, sobreviveu ao tempo e chega inteiro para a corrida sucessória.

Tem favorito? – pergunta o eleitor.

Não.

Entre Henrique e Robinson não tem muita diferença, sob o ponto de vista da popularidade. Ambos, candidatos “pesados”, sem a empatia do eleitor. Daí, pela falta de opção, o voto vai ter que ir para um ou outro. Eles iniciam a campanha pelo voto praticamente do marco zero.

A pesquisa Ibope, contratada e divulgada pela FM 96 de Natal, mostra isso com muita clareza, quando pede ao eleitor para sugerir um nome ao Governo do Estado: na espontânea, Henrique aparece com 5% e Robinson com 2%. E 75% dos potiguares responderam que não sabem em quem votar.

Quem entende o mínimo de uma sondagem eleitoral, percebe na avaliação do Ibope que o Rio Grande do Norte não quer votar em Henrique ou Robinson. Mais do que isso, não entrou no clima da disputa eleitoral, mesmo beirando a porta da campanha.

O fato, porém, é que o eleitor vai ter que escolher o nome, mesmo a contragosto. Daí, a missão de os candidatos buscar o melhor caminho. O primeiro passo, com certeza, é tentar se livrar das botas de concreto que não deixam os dois principais nomes saírem do lugar. E como isso é possível? Aí, a incógnita.

O discurso fácil de oposição, certamente, terá pouco ou quase nenhum valor, isso porque a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não será candidata; logo, bater na sua administração, não atrairá votos. Ademais, Rosalba já é vítima do “golpe” aplicado pelo presidente do seu partido, senador José Agripino Maia, e o povo, historicamente, se posiciona ao lado das vítimas.

Por isso, atacar a governadora parece não ser um bom negócio. Pois bem… Não é possível, aqui e agora, afirmar que esse ou aquele é favorito a vencer as eleições de outubro. Henrique e Robinson estão no mesmo patamar. Porém, é certo afirmar que o eleitor vai para as urnas se sentindo órfão de um nome em quem eles gostariam de votar.

Essa, sem dúvida, será uma disputa eleitoral atípica. Sem qualquer previsão.

LEIA OS BASTIDORES DO BLOG DO CÉSAR SANTOS

De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário