A Fundação Bill e Melinda Gates também vai financiar outros projetos para diminuir as doenças em países em desenvolvimento Foto: Reuters
A Fundação Bill e Melinda Gates também vai financiar outros projetos para diminuir as doenças em países em desenvolvimento
Foto: Reuter
A fundação dirigida pelo cofundador da Microsoft Bill Gates selecionou 11 projetos para desenvolver a "camisinha do futuro". Lançada em março deste ano pela Fundação Bill e Melinda Gates, a campanha teve 812 inscritos, que apresentaram projetos para criar preservativos que preservem ou melhorem significativamente o prazer, estimulando o uso e reduzindo as taxas de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejadas. Cada selecionado recebeu US$ 100 mil para desenvolver o projeto.

A organização, que lida com questões de saúde no mundo, cita casos em que o uso da camisinha é complicado, como entre prostitutas e clientes, por exemplo, ou em determinadas culturas entre marido e mulher - na Zâmbia, segundo a AIDS Alliance, o pedido pode levar a violência doméstica.

Além disso, segundo o diretor do Programa AIDS da Fundação Bill e Melinda Gates, Stephen Becker, nos locais onde a AIDS mais aparece, o uso de camisinha é menor que em outros lugares. "Quando mais atraente uma camisinha for para um homem usar, mais chance haverá de que ele a use", afirmou. "Não estamos falando de nenhuma tecnologia particularmente cara, (camisinhas) são a tecnologia mais barata de prevenção à AIDS", pontuou.



Os projetos selecionados incluem preservativos baseados em grafeno, camisinhas com um

novo compósito de materiais elásticos que se parece mais com o contato da pele e um produto que imita as propriedades do tecido das mucosas. 

Há ainda planos para um preservativo que se aperta à pele em momentos-chave da relação, outro com revestimento de nanopartículas para evitar o rompimento, além de um produto que tem a forma corrigida para cada usuário com o calor do seu corpo, aumentando o tato e a sensibilidade.

Os projetos incluem ainda um preservativo que envolvem o pênis do usuário sem apertá-lo, além de uma melhor lubrificação, uma camisinha que permite preservativos ultrafinos , ultrassuaves, fortes e resistentes ao desgaste e que deve encorajar o uso em países em desenvolvimento.

Produtos com fibra de colágeno, que aumentam a força e sensibilidade, outro que é colocado com um único momento, além de uma máquina para aplicar a camisinha, também estão entre os 11 selecionados.



Terra