sábado, 23 de novembro de 2013

Mais de 22 mil alunos da rede estadual de ensino já realizaram matrícula no RN

As matrículas para a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte começaram na última segunda-feira, 18 de novembro. Em menos de uma semana, mais de 22 mil alunos já realizaram matrícula ou renovação dos vínculos com as escolas em todo o Estado.

Pela primeira vez no Estado, as matrículas e rematrículas para as escolas públicas estão sendo realizadas pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), o período de efetivação das inscrições vai até o dia 22 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 30 de dezembro.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) informa que os estudantes poderão optar entre duas instituições de ensino e para os pais que não possuem internet em casa, as unidades estarão abertas para a realização das matrículas. A realização pode ser feita através do site sigeduc.rn.gov.br.

Entre as principais mudanças nas matrículas este ano, está a obrigatoriedade do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a realização do processo. A medida, que visa organizar e dar mais segurança ao processo, pegou muitos pais de alunos desprevenidos. Foi necessário que a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formasse equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. 

No ensino municipal, também já estão sendo realizadas matrículas desde o dia 1º de novembro. Neste primeiro momento, que se encerrou na quarta-feira (20), foram feitas as matrículas dos alunos com qualquer tipo de deficiência física.

A partir do dia 16 de dezembro serão realizadas as matrículas nas creches e para alunos da 1ª a 3ª séries do ensino infantil. Entre os dias 17 e 20 de dezembro, começa o processo de renovação de matrícula para os alunos aprovados do 4º ao 9º anos, e entre os dias 2 e 3 de janeiro serão realizadas as renovações de matrículas especiais. Entre os dias 6 e 10 de janeiro, acontecem as matrículas para novos alunos, que entram, em 2014, no sistema público de ensino.

Sistema passa a ser usado em todas as escolas do RN

Diferentemente de outros anos, quando funcionou apenas em Natal, o SIGEduc passa a ser usado em 2013 em todo o Estado, otimizando o sistema de matrículas na rede estadual de ensino e ampliando o campo de ação do Sistema. 

A novidade inclui, além da facilidade e comodidade no momento da matrícula, um sistema que permite que o aluno acompanhe suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, além de poder interagir com os professores e outros alunos da turma, ele receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário