quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ministro garante a Rosalba ter empenhado recursos para adutora de Pau dos Ferros

O ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional, assegurou a governadora Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, o empenho dos R$ 13,5 milhões para instalar, emergencialmente, a adutora de engate rápido para abastecer Pau dos Ferros e municípios vizinhos com água do Sistema Adutor do Alto Oeste da Barragem de Santa Cruz, em Apodi.

A informação foi passada na noite desta terça-feira, 26, pela assessoria do Estado aos veículos de comunicação. A governadora recebeu a garantia que os recursos estão empenhados. O sistema adutor de engate rápido é parecido com o que está sendo instalado para abastecer a cidade de Jucurutu com água da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.

Foto: Franskin Leite

Para o Alto Oeste, o sistema adutor se faz necessário, pois a Barragem de Pau dos Ferros (foto), com capacidade de armazenar até 54 milhões de metros cúbicos de água, está com menos de 10% de sua capacidade. A água coletada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte e distribuída em Pau dos Ferros, que tem 28 mil habitantes, já está fedendo.

Além dos 28 mil habitantes de Pau dos Ferros, outras 36 cidades estão interligada ao sistema de abastecimento do Alto Oeste e também enfrentam sérias dificuldades de abastecimento. O colapso de água estava previsto desde a temporada que caracteriza o final do inverno e que os açudes não tomaram água suficiente para aguentar até o próximo período chuvoso.

Entretanto, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), não adotaram providências, sendo necessário que o Ministério Público Estadual ingressasse com uma ação na Justiça e que o Poder Judiciário determinasse que o Governo do Estado providenciasse água para abastecer Pau dos Ferros.

Veja AQUI.

Diante da necessidade e a decisão judicial, a conquista dos recursos e a contratação dos serviços para instalar a adutora de 43 quilômetros a um custo de R$ 13,5 milhões, passou a ser emergencial, dispensando muitos dos processos burocráticos. O Governo do Estado, através de sua assessoria informa que a previsão de conclusão da obra é 60 dias.

Como esta será uma obra emergencial, os recursos serão liberados pelo Ministério da Integração através da Defesa Civil Nacional para uma conta específica da Defesa Civil Estadual, que é vinculada à Secretaria De Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Por este motivo, será assinado um termo de cooperação entre a Sejuc e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Semarh) para que esta contrate a obra.

O projeto da adutora de engate rápido foi apresentado pela Governadora Rosalba Ciarlini ao Ministério da Integração Nacional no começo de outubro e possui 43 quilômetros, partindo da cidade de Itaú a partir da adutora que vem da barragem de Santa Cruz, em Apodi.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário