quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Black Friday começa à 0h desta sexta; veja lojas participantes e saiba evitar golpes


VIVIAM NUNES
DE SÃO PAULO

A partir da 0h desta sexta-feira (29) começa a 4ª edição da Black Friday brasileira --evento importado dos EUA, onde, logo após o Dia de Ação de Graças, lojas fazem cortes expressivos nos preços dos produtos.

Por aqui, a lista de itens que estarão com algum desconto é extensa: celulares, tablets, televisores, geladeiras, fogões, roupas, calçados, maquiagens, óculos, bolsas, relógios, livros e outros.

De acordo com o organizador oficial do evento no Brasil, que concentrará as ofertas no site www.blackfriday.com.br, do Portal Busca Descontos, cerca de 120 lojas de e-commerce participarão este ano da Black Friday. Veja abaixo a lista completa das lojas já confirmadas.


A edição deste ano da Black Friday deve movimentar R$ 390 milhões para o varejo digital, isto é, crescimento de 60% em relação ao ano anterior, quando houve faturamento de R$ 243,8 milhões, de acordo com a E-bit, empresa especializada no comércio eletrônico.

PROBLEMAS

Como a última edição do evento ficou marcada mais por problemas registrados no Procon e no Reclame Aqui do que por bons negócios feitos pelos consumidores, algumas entidades estão se esforçando em reduzir o espaço para golpes, sobretudo, quanto a falsas promoções e transparência.

A Serasa Experian permitirá que o consumidor cheque gratuitamente a reputação da empresa na qual se pretende comprar através da ferramenta chamada "VocêConsulta Empresas". O serviço fornece a situação do CNPJ da empresa, razão social, a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.

Para utilizá-lo, basta acessar www.voceconsultaempresas.com.br. O serviço só será gratuito da meia-noite desta sexta-feira até domingo (1º). Na tela principal, será preciso informar o CNPJ da empresa. Desde maio deste ano as lojas virtuais são obrigadas a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ. O consumidor terá que fazer um cadastro no site da Serasa para acessar o serviço.

O CNPJ, usualmente, fica no rodapé dos sites ou nas seções "quem somos" ou "fale conosco".

VEJA AS LOJAS CONFIRMADAS
AccorMXT
AdidasNetfarma
AHANetshoes
Alice TeslaNicephotos
BonprixNuuvem
BR Home CenterOgio
BrastempPB Kids
CabelezaPixel House
Casa ShowPlaytech
Casas BahiaPonto Frio
CentauroPriv8
ConsulPrivalia
DellRakuten
DigipixRenner
Epoca CosmeticosRi Happy
EstadãoSandro Moscoloni
Estrela 10Saraiva
ExtraSepha
Grand BrasilShop Fato
HeringShopfisio
Hotel UrbanoSmart Fit
HumanitarianStaples
KallanSuper Mufatto
KlinTAM
Lança PerfumeTendTudo
LiquidaeThe Beautybox
LivoTIM
Livraria da FolhaTVZ
Lojas LebesVale Presente
Lojas MMValisere
Lojas Oscar FreireVon Dutch
Macro VIrtualWalmart
Magazine LuizaWebfones
MarisaFreeitalia
Mega MamuteHilton
Mercado LivrePeixe Urbano
Meu Amigo PetKanui
Mais lojas podem confirmar até o início do evento
DESCONTOS

Cada loja oferecerá um percentual máximo de desconto. Para quem pretende comprar eletrodomésticos, por exemplo, tanto a Consul quanto a Brastemp já adiantaram que vão reduzir até 40% os preços dos produtos. A The Beautybox, loja de produtos de beleza, diz que oferecerá até 70% de desconto.

Além das lojas que participarão do evento com promoções publicadas no site oficial, outras realizam suas promoções de forma independe. Assim, fica a cargo do consumidor expandir sua busca por toda a internet.

A Dafiti, loja de moda, diz que os descontos amanhã vão até 80%. A Fnac, que comercializa livros e eletrônicos, também praticará descontos de até 80%, tanto no site quanto nas lojas físicas.

DICAS PARA APROVEITAR
Prefira fazer as compras fora dos horários de pico. Geralmente, as primeiras horas e o meio do dia são bem concorridos. De acordo com a Braspag, empresa do grupo Cielo, o pico de vendas da Black Friday deste ano será das 13h as 14h;
Faça uma lista do que pretende comprar e evite comprar por impulso;
Imprima ou salve todos os documentos da compra e de confirmação do pedido, como comprovantes, contrato e anúncios
Cheque se a empresa fornece informação sobre o estoque do produto;
Desconfie de ofertas vantajosas demais;
Opte por fornecedores recomendados por conhecidos;
Se algum problema ocorrer, denuncie. Para isso, o consumidor tem como opções os Procons e o Reclame Aqui;
Pesquise se os produtos são vendidos por mais de uma loja e compare os preços e condições, inclusive prazo para entrega;
Verifique se o fornecedor indica claramente nome e número do CNPJ, bem como seu endereço físico e eletrônico, teste o canal de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente);
Não compre em lojas que só aceitem boleto bancário e/ou depósito em conta;

FONTE: CEO da empresa de segurança da informação TrustSign, Ivo Machado e professor de direito da faculdade Mackenzie Rio, Marco Antônio da Costa e Procon-SP



Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário