domingo, 24 de novembro de 2013

Empresas de telefonia descumprem metas

Brasília (AE) - A Claro é a única operadora de telefonia móvel que ainda descumpre as metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a quantidade de reclamações na própria empresa, segundo os resultados da quarta avaliação trimestral da qualidade referente aos planos de melhorias do atendimento apresentados pelo setor ao órgão regulador. Mas, ao contrário da Claro, todas as outras companhias - Oi, TIM e Vivo - descumprem a meta de reclamações não resolvidas pelas próprias empresas que chegam à Anatel.
Rodrigo Sena
Empresas não conseguem resolver satisfatoriamente as queixas

No fim de julho do ano passado, uma medida cautelar suspendeu as vendas de novos chips pelas operadoras com piores índices de qualidade em cada estado no fim de julho de 2012. Os dados divulgados na sexta-feira referem-se ao período entre maio de julho deste ano.

A meta da Anatel para reclamações de usuários nos call centers das operadoras é de até dez queixas para cada mil clientes. Em julho deste ano, a Claro registrou 31 reclamações, enquanto Vivo (10), Oi (9) e Tim (6) conseguiram cumprir o patamar exigido pela agência reguladora.

Por outro lado, o chamado “transbordo” de reclamações - que são aquelas que chegam à Anatel após não serem solucionadas pelas empresas - é maior nas outras companhias. Nesse caso, a agência tolera até 2% de transbordo de reclamações, e a Claro apresentou um índice de 1,5% em julho. Já Oi (9%), Tim (6,3%) e Vivo (3,5%) não conseguiram resolver satisfatoriamente as reclamações de seus clientes, que precisaram procurar, então, a Anatel.

Queixas
Em julho deste ano, a agência reguladora recebeu um total de 90 418 reclamações no serviço pós-pago. Quase a metade delas diz respeito a cobranças (48%), seguidas de serviços adicionais (8%), cancelamentos (6%), planos de serviço (6%) e bloqueio (6%) Já no pré-pago, foram 37,267 queixas na Anatel, com destaque para cobrança (25%) e promoções (14%).

Entre agosto do ano passado e julho deste ano, a TIM registrou 3,567 milhões de novas adesões, enquanto a Claro apresentou um crescimento de 2,818 milhões de novos usuários em sua base, seguida pela Oi, com 1,732 milhão de novos clientes. Já a Vivo registrou uma redução de 117,383 mil usuários no mesmo período.

AGÊNCIA ESTADO/TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário