terça-feira, 26 de novembro de 2013

Infográfico mostra a cara da violência contra as mulheres do RN


Andrey Ricardo/Da Redação

O dia 25 de novembro é a data que se comemora “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”, quando as campanhas de conscientização ganham maior destaque na mídia. Hoje, em Mossoró e outras seis cidades do RN, a Polícia Civil realizou palestras para alertar as mulheres sobre os seus direitos e deveres. Neste dia, as pesquisas mostram que a realidade das mulheres de Mossoró ainda é bastante preocupante. A cidade está entre as mais violentas do Brasil.


Os dados são pesquisa Homicídio de Mulheres no Brasil, publicado pelo Mapa da Violência, feita pelo Instituto Sangari, que hoje é considerado uma das maiores referências nos estudos de violência do Brasil. Na última pesquisa, que verificou apenas a violência contra as mulheres, a situação do município foi bastante ruim. Entre as 100 mais, Mossoró aparece como a 61º.

VEJA AQUI gráfico que resume a situação de Mossoró, Natal e do Rio Grande do Norte. Os dados revelam, num todo, que as mulheres norte-rio-grandenses ainda estão em um nível preocupante de vulnerabilidade. Só em 2010, 71 mulheres foram assassinadas. Cerca de 40% dessa violência foi registrada na capital. Em Mossoró, entre 2008 e 2010, foram 31 mortes.

LAS MARIPOSAS

O dia 25 de novembro foi declarado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Maria Teresa, Pátria e Minerva, conhecidas como "Las Mariposas". Juntas, elas combateram as injustiças sociais do governo ditador da República Dominicana, Rafael Leônidas Trujillo, tendo sido brutalmente assassinadas na referida data, no ano de 1960.

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. O período se inicia no dia 25 de novembro encerrando-se em 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional de Direitos Humanos.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário