quinta-feira, 19 de junho de 2014

Japão e Grécia duelam na Arena das Dunas pela sobrevivência na Copa

Seleções foram derrotadas na estreia e quem perder será eliminada.
Partida deve ter a presença de Jérôme Valcke e da princesa do Japão.


Do G1 RN

Arena das Dunas foi palco do jogo entre Gana e Estados Unidos no dia 16 (Foto: Getty Images)


Derrotados na estreia, Japão e Grécia se enfrentam em busca da sobrevivência na Copa do Mundo. As duas seleções duelam a partir das 19h desta quinta-feira (19), na Arena das Dunas, em Natal. Quem perder se distancia de Costa do Marfim e Colômbia, líderes do Grupo C do Mundial. Na primeira rodada, os marfinenses venceram os japoneses por 2 a 1, de virada; enquanto os colombianos aplicaram 3 a 0 nos gregos.

Natal receberá a partida decisiva em estado de calamidade pública por causa das chuvas e com a greve de ônibus urbanos completando uma semana nesta quinta. Com o feriado de Corpus Christi, o comércio terá horário de funcionamento diferenciado. Os bancos estarão fechados, mas algumas lojas do Centro da cidade e do bairro Alecrim, ambos na Zona Leste, vão funcionar. Nos shoppings, as lojas abrem mais tarde, mas as praças de alimentação funcionam normalmente.

Para não prejudicar o transporte em dias de jogos, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou na segunda-feira (16) que 90% da frota de ônibus circulasse em Natal 4 horas antes e até 4 horas após as partidas que serão disputadas na Arena das Dunas até o final da Copa do Mundo.

A partida deve ser acompanhada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. A previsão é que ele chegue à Base Aérea de Natal às 18h e siga em comboio direto para a Arena das Dunas. Valcke deverá deixar Natal após o duelo. Não há previsão dele conceder entrevista à imprensa.

A princesa do Japão, Masako Owada, também é esperada em Natal para torcer pelos compatriotas. A princesa dispensou tratamento especial e, ao contrário das demais autoridades, deverá chegar ao Rio Grande do Norte pelo aeroporto de São Gonçalo do Amarante em voo comercial. A pevisão é que ela pernoite em Natal, devendo deixar a cidade somente na sexta (20).

Seleção do Japão desembarca em Natal (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Ônibus da delegação japonesa chegaao hotel em
Natal (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Japoneses são maioria
Nas ruas de Natal já é possível perceber a presença dos torcedores, principalmente japoneses. Dezenas deles foram vistos em um restaurante da zona Sul de Natal experimentando a feijoada, prato típico da culinária brasileira. A expectativa é que a torcida nipônica seja maioria na Arena das Dunas. A estimativa é que os orientais ocupem cerca 20% das arquibancadas do estádio, que tem capacidade para 42 mil pessoas.

Os jogadores de Japão e Grécia não tiveram contato com torcedores em Natal. A delegação gerga chegou à cidade na quarta-feira (18), por volta das 11h40. Japão também chegou a Natal na quarta. As duas seleções fizeram o treino oficial de reconhecimento na Arena das Dunas nesta quarta. A previsão que é a delegação da Grécia deixe Natal logo após o jogo. Japão só deverá ir embora na sexta (20), às 10h.

Honda comemora gol do Japão contra a Costa do Marfim (Foto: Shuji Kajiyama/AP Photo)Japão abriu o placar contra a Costa do Marfim, mas
levou a virada (Foto: Shuji Kajiyama/AP Photo)
Por que ver este jogo
Japão e Grécia estão no grupo C, ao lado de Colômbia e Costa do Marfim. Depois de perderem seus respectivos jogos para marfinenses e colombianos, japoneses e gregos fazem um jogo de vida ou morte na Copa do Mundo.

Para vencer a Grécia e se manter vivo no Mundial, o Japão aposta no talento de jogadores como o meio-campista Shinji Kagawa (Manchester United) e o meia-atacante Keisuke Honda (Milan), destaques no futebol internacional.

Sem grandes talentos no setor ofensivo, a Grécia confia em sua defesa para superar os japoneses. Um dos astros do time é zagueiro Sokratis Papastathopoulos (Borussia Dortmund). No primeiro jogo dos gregos, o sistema defensivo não funcionou e a Colômbia venceu por 3 a 0. A Grécia espera uma história diferente contra o Japão.

Esquema de transporte
A Prefeitura de Natal montou um esquema especial de transporte para os dias de jogos. Apesar da greve dos ônibus, que chega ao quinto dia nesta segunda, os torcedores terão opções de quatro linhas – chamadas de "shuttle" – que ligarão as áreas de estacionamento e a Arena das Dunas, e outras duas farão a ligação da Via Costeira com o local do Fifa Fan Fest. Também haverá linhas com atendimento direto para o estádio.

Usuários reclamaram da quantidade de ônibus nas ruas de Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)Transporte alternativo é opção com greve de ônibus
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
Linhas especiais
Shuttle A (Oeste) – Rodoviária/Arena das Dunas
Nesta quinta-feira (19), dia do jogo entre Japão e Grécia, o Shuttle A circula das 15h às 23h. Ela conta com dois veículos e, nas 2 horas antes e depois do jogo, tem o reforço de mais dois veículos.

Shuttle B (Leste) – Midway Mall/Arena das Dunas
Nesta quinta, a linha circula das 15h às 23h. Ela conta com três veículos e, nas 2 horas antes e depois do jogo, tem o reforço de mais quatro veículos.

Shuttle C (Campus) – Campus Universitário/Arena das Dunas
A linha circula das 15h às 23h nesta quinta-feira. Ela conta com seis veículos e, nas 2 horas antes e depois do jogo, terá o reforço de mais seis veículos.

Shuttle D (Sul) – Hiper Bompreço/Arena das Dunas
A linha circula das 15h às 23h. Ela conta com três veículos e, nas duas horas antes e depois do jogo, terá o reforço de mais cinco veículos.

Usuários reclamaram da quantidade de ônibus nas ruas de Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)Torcedores devem estar atentos ao trajeto das
linhas comuns (Foto: Fernanda Zauli/G1)
Linhas com atendimento direto
Ao todo, 19 linhas de ônibus comuns vão atender os torcedores em direção à Arena das Dunas. A parada dessas linhas será no Dom Gourmet, sentido Arena, e na Igreja Universal, sentido Midway Mall.

Os usuários dessas linhas devem ficar atentos, pois as paradas no sentido Parnamirm que funcionam no Centro Administrativo e na agência do Bradesco (próximo à esquina da rua Raimundo Chaves) não estarão funcionando enquanto o perímetro de segurança estiver instalado. No sentido Centro, também não funcionarão a parada logo após o túnel da UFRN e a de Potilândia.

Táxis
Para quem preferir pegar táxi, o valor médio da tarifa cobrada entre a praia de Ponta Negra e a Arena das Dunas é de R$ 25 para bandeira 1. Um valor parecido é cobrado de quem pegar um táxi entra a Via Costeira – principal zona hoteleira da cidade – e o estádio.

Veja opções e caminhos para chegar ao estádio Arena das Dunas (Foto: Google Maps)Veja opções e caminhos para chegar à Arena das
Dunas (Foto: Google Maps)
Estacionamentos
Há cerca de 3 mil vagas de estacionamento credenciadas pela Fifa em Natal em áreas públicas. Considerando três shoppings (Midway Mall, Natal Shopping e Via Direta Shopping) e dois supermercados (Hiper Bombreço Ponta Negra e Carrefour Zona Sul), que podem ser usados pelos torcedores, haverá mais 6.220 vagas para estacionamento em locais privados. O do Natal Shopping será reservado para carros oficiais e operacionais da Fifa.

O campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), situado a menos de 1 km da Arena das Dunas, tem capacidade para abrigar o maior número de veículos: 2 mil carros e 100 ônibus. O tempo médio do local até o estádio é de 11 minutos a pé, segundo a prefeitura.

As pessoas também poderão deixar o veículo na área externa do Presépio de Natal (ginásio Marcelo Carvalho - DED), em Candelária, que tem espaço para 90 veículos; e no Caic de Lagoa Nova, que poderá receber até 210 carros. Saindo a pé de ambos, o caminho até a arena tem menos de 1 km e dura de 5 a 10 minutos.

Outras opções de estacionamento são o parque da Ceasa e o Sesi, em Lagoa Nova, com espaço para 100 e 256 veículos, respectivamente. Além disso, há o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), na Avenida Salgado Filho, no Tirol, com 200 vagas. Em cada uma das áreas, um grupo de voluntários da Fifa estará presente para dar informações e apontar os melhores caminhos para chegar até o estádio.

Em todos os seis pontos, o torcedor terá a opção de usar gratuitamente uma linha circular de ônibus, à qual terá acesso mediante a apresentação do ingresso da partida do dia.

O estádio
Com capacidade de 42 mil espectadores, a Arena das Dunas recebe sua terceira partida na Copa do Mundo. Na sexta (13), o México venceu Camarões por 1 a 0, em jogo válido pelo mesmo grupo do Brasil. Na segunda-feira (16), os EUA venceu Gana por 2 a 0. Além de Japão x Grécia, a Arena das Dunas recebe o clássico entre Itália e Uruguai, no dia 24.
Cajueiro é atração turística e chega a receber 350 visitantes por dia na alta estação (Foto: Ricardo Araújo/G1)Cajueiro é atração turística e chega a receber 350
visitantes por dia na alta estação
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
O que fazer na cidade
Como a partida entre Japão e Grécia é à noite, os torcedores terão boa parte do dia livre para conhecer Natal. Uma boa dica é visitar o Centro de Turismo, que fica em Petrópolis e oferece uma grande variedade de artesanato. Outra boa opção é uma visita ao maior cajueiro do mundo, que fica na praia de Pirangi, em Parnamirim, e é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte.

Para o almoço, o turista pode optar pelo restaurante Mangai que oferece uma grande variedade de comida regional ou escolher o Dos Mares, que fica em Ponta Negra, e tem frutos do mar como especialidade. Quem preferir um bom churrasco pode escolher entre as churrascarias Sal e Brasa e a Fogo & Chama.

Veja atrações de Natal
Natalenses foram até a Fifa Fan Fest para acompanhar o jogo do Brasil (Foto: Cinthia Macedo/G1)Fifa Fan Fest transmite todos os jogos da Copa e
oferece programação cultural
(Foto: Cinthia Macedo/G1)
Fan Fest
Quem não tiver ingresso, poderá acompanhar o jogo na Fan Fest Natal. A estrutura está montada no na Praia do Forte, na zona Leste de Natal, num belo cenário que inclui a Fortaleza dos Reis Magos. A festa conta com um telão de 100 m² para transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Atrações musicais se apresentam em todos os dias de partidas do Mundial. Nesta quinta-feira (19), a programação conta com shows de Meirinhos do Forró, às 15h, e Olodoum às 18h e às 21h. Clique e veja a programação completa.

Tempo
A previsão é de que o dia seja de sol com muitas nuvens e chuva. Veja previsão completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário