domingo, 20 de outubro de 2013

Dnocs inaugura nova sede e passa por reestruturação

O Departamento Nacional de Obras contra Seca (Dnocs) inaugurou uma nova sede no Rio Grande do Norte, que passa a ser instalada no prédio da antiga estação ferroviária, nas Rocas. Na solenidade de inauguração, o discurso comum das autoridades era para novo momento que o órgão federal passa a viver no Estado. O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, destacou que a nova sede é um estímulo para as ações da instituições no Estado.
Júnior Santos
Prédio foi recuperado para abrigar a sede do Dnocs em Natal

“Isso aqui mostra que o Dnocs tem muito espaço a crescer na hora que qualifica o seu trabalho aqui, respeita seus servidores, com uma obra dessa e estimula a todos. É um avanço no papel que o Dnocs pode e deve empreender no Rio Grande do Norte”, comentou, lembrando da participação do ex-diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes.

Henrique Eduardo Alves ressaltou a atuação do Dnocs na gestão hídrica.“Essa questão da seca tende a se agravar mais ainda no final do ano. É um tema que deve ser prioridade do Dnocs, que é um ministério do Nordeste brasileiro”, comentou.

Ele chamou atenção para o projeto de fazer da Ribeira e Rocas o que foi feito no Rio de Janeiro com o “Rio Maravilha”, revitalizar a partir da restauração dos vários outros prédios. “Precisamos dar um dinamismo novo nessa área baixa da cidade de Natal”, disse.

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, disse que a nova sede do Departamento é uma contribuição para revitalizar a área da Ribeira. “Essa sede também vai revitalizar a atuação do Dnocs no Rio Grande do Norte. Durante algum tempo enfrentamos uma centralização maior das atividades em Fortaleza”, comentou.

A governadora Rosalba Ciarlini enalteceu a parceria do Executivo estadual com o Dnocs. “A barragem de Oiticica o Dnocs teve toda participação na análise de projeto. Agora a barragem de Umarizeira, que o Estado vai realizar, também a gente tem tido sempre essa parceria, com o projeto que ele já tem e com ações que eles realizam e fazem parte de todo conjunto”, destacou.

A governadora enalteceu a história do órgão federal. “O Dnocs tem uma história de 104 anos de estar sempre com as ações de combate a seca. Temos tido um relacionamento muito próximo e é importantíssima a contribuição que possa ser dada”, comentou.

O diretor geral do Dnocs, Emerson Fernandes, afirmou que o órgão passar por uma fase de reestruturação. “Estamos empreendendo uma luta no Dnocs, uma reestruturação fazendo com que ele (o órgão) se adeque a um novo tempo, a questões ambientais, socioeconômicas, era necessário também que lutássemos sim por uma reestruturação, nova forma de distribuição ao longo dos Estados, mas também que desse condições a cada um dos funcionários a estar em ambiente condigno de trabalho”, comentou, citando que a sede alugada do órgão em Natal não dava condições de trabalho. 

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário