Divulgar um guia de roteiros turísticos do Rio Grande do Norte tendo como garotos propaganda Gisele Bundchen e Zidane, e de graça, não é todo dia. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e a Empresa de Promoções Turísticas do RN (EMPROTUR) organizam, junto a órgãos municipais e trade turístico, uma lista de roteiros a serem enviados a um programa das Nações Unidas responsável pela divulgação.
A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Ministério dos Esportes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta. E a época da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 é ideal para implantação do programa.
Na manhã desta quarta-feira (30), equipes da Setur/Emprotur, Idema e PGE estiveram reunidas para finalizar o processo de elaboração dos roteiros. “Até dia 7 de novembro a equipe estadual se juntará ao município e a entidades do turismo como ABIH e Abrasel para finalizar a proposta de destinos turísticos sustentáveis para enquadrar o RN no Passaporte Verde”, comentou o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho. Até o dia 20 de novembro, o município e o Estado enviarão os roteiros à PNUMA.
Com o relatório de roteiros em mãos, o PNUMA usa todo um suporte de mídia para a divulgação do guia. Um dos mecanismos é a inserção dos destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o Trip Advisor, onde internautas do mundo inteiro comentam sobre suas visitas turísticas.
Outro suporte são os embaixadores da PNUMA, a top model Gisele Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que emprestam suas imagens em prol do incentivo às práticas sustentáveis.
O presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, lembra que para ganhar o selo do Passaporte Verde os estabelecimentos comerciais (hotéis, bares, restaurantes, etc) precisam estar cadastrados no Cadastur – uma ferramenta criada pelo Ministério do Turismo e coordenada, no Rio Grande do Norte, pela Setur. O cadastro é gratuito. Informações para o cadastramento pelo (84) 3232-2541.
O titular da Setur, Renato Fernandes, e o presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, estiveram presentes à reunião de apresentação da Campanha. “O Estado que aderir ao Programa apresentará um diferencial às demais cidades-sede. Neste sentido, a Setur apoiará e incentivará os atores vinculados ao turismo a também participarem desta campanha. Estaremos juntos às secretarias competentes para fomentar este Programa”, comentou Renato Fernandes.
O PNUMA usa um mosaico de diferentes mídias (portal na internet, redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis, intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros) para divulgação. A campanha propõe apresentar aos visitantes internacionais, aos brasileiros e aos moradores da cidade que acompanharão a Copa, mensagens tratando das seguintes temáticas:
Consumo consciente em turismo; Itinerários Verdes e Experiências Sustentáveis que o turista e morador poderão vivenciar nas cidades-sede e cidades do entorno durante e após o evento; Iniciativas em sustentabilidade das SECOPAS (projetos de mobilidade, ciclofaixas, gestão de resíduos sólidos, etc.); Parques da Copa; além de Estabelecimentos (hotéis e restaurantes) com ações em sustentabilidade nas cidades-sede. Isso tudo dentro de um raio de 200 km de Natal.
A campanha Passaporte Verde deverá envolver ações de disseminação junto ao setor de turismo das cidades-sede de práticas de sustentabilidade. Tais ações devem gerar uma agenda positiva e buscam reforçar o posicionamento do país como uma liderança mundial na área ambiental. Nesse sentido, a ação deverá deixar um legado para as cidades-sede dos destinos turísticos que se alinham com as tendências do mercado turístico global em matéria de sustentabilidade.
“A campanha promove um estímulo à cadeia produtiva do turismo à prática da sustentabilidade como fator competitivo. Por isso deixa um legado para estruturação de políticas públicas nesta cadeira produtiva. Funciona como uma comunicação para moradores, turistas nacionais e internacionais, das experiências sustentáveis e roteiros das cidades-sede que apostaram nesta proposta”, explica o consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fernando de Souza.
Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário