quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Justiça condena pedreiro a 18 anos de prisão por ter matado a ex mulher

Foto: Cézar Alves
José Vieira, ao lado do policial e do advogado durante julgamento no Fórum Silveira Martins

O Tribunal do Júri Popular (TJP) condenou nesta terça-feira, 22, o pedreiro José Eugênio Vieira, de 53 anos, a 18 anos de prisão por matar a ex-mulher Rozineide Gomes da Silva, a época com 30 anos, no dia 1º de julho de 2001, no Conjunto Ving Rosado, em Mossoró.

Na época, o caso ficou muito conhecido na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima trabalhava na Central do Cidadão, em Mossoró. José Eugênio, após cometer o crime, fugiu num taxi e ficou desaparecido de Mossoró por 11 anos.

A família, durante todo este período, publicou imagens do acusado e pediu ajuda da população para localiza-lo e prendê-los, o que veio a acontecer no dia 23 de novembro de 2012 na cidade de Mutuípe, no Sudoeste do Estado da Bahia. Na Bahia, José Vieira já estava casado de novo.

O julgamento começou às 9h, com o presidente dos trabalhos, o juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros fazendo o sorteio dos sete jurados (4 mulheres e três homens).

O Ministério Público Estadual foi representado pelo promotor Guglielmo Marcos Soares de Castro, que contou com a assistência do advogado George Bezerra Filgueira Filo. A defesa do réu foi feita pelos advogados José Galdino da Costa, de Mossoró, e Jadson Luiz dos Santos, da Bahia. A família colocou faixas em frente ao fórum pedindo justiça.

O réu José Vieira foi interrogado no plenário. Respondeu perguntas do juiz, promotor e advogados de defesa e se recusou a responder as perguntas do advogado assistente de acusação, no caso George Bezerra Filgueira Filho. Ficou em silêncio.

Ao presidente dos trabalhos, José Vieira disse que andava armado e confessou que no dia 1º de julho de 2001 foi conversar com a ex-mulher Rozineide por volta das 18h e efetuou 3 disparos na vítima. Alegou, em plenário, que estava se sentindo traído pela vítima.

O Ministério Público Estadual e a Assistência pediu condenação do réu por homicídio triplamente qualificado, que poderia render para o réu até 30 anos de prisão. Os advogados de defesa pediram para o Conselho de Sentença condena-lo por homicídio privilegiado.

O julgamento foi concluído por volta das 14h, com os sete jurados decidindo pela condenação do réu José Vieira a 18 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, conforme pleiteou o promotor de Justiça Guglielmo Marcos Soares de Castro e o advogado George Filgueira. A defesa avisou que vai recorrer da decisão.

Julgamento nesta quarta-feira, 23

Nesta quarta-feira, 23, será levado a julgamento em Mossoró Bartogaleno Alves Saldanha, de Janduis, para responder, perante a sociedade, pela morte de Antônio Dantas de Melo no dia 24 de fevereiro de 2007, às 15h. A vitima sofreu um tiro no pescoço por trás.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário